A estabilidade e os salários do serviço público chamam a atenção, não chamam? São muitos os benefícios para quem se torna servidor público e muita gente quer conquistar uma vaga.

Mas, apesar das vantagens, do número (crescente) de vagas e da facilidade que muitos têm para estudar, a aprovação em concurso continua difícil, especialmente para aqueles que começaram apenas agora a se aventurar por essas águas. Mas ai vem a pergunta: O que fazer para passar no concurso que escolhi?

A resposta é: FOCO!

Foco não é inspiração! Foco é trabalho e método, desenvolvidos com o passar do tempo. Disciplina e planejamento são fundamentais para que se alcance o foco necessário para estudar para concurso.
Para mim, FOCO significa:

  • saber o que se quer;
  • saber onde buscar os melhores recursos; e
  • saber priorizar a utilização dos recursos.

Vamos por partes:

1º SABER O QUE SE QUER

O que você quer ser? Qual o seu objetivo?

O objetivo é a expressão de um desejo, e a resposta pode ser policial, gestor, técnico, analista, diplomata, juiz ou auditor; o importante é saber o que VOCÊ quer ser. Se você já sabe a resposta para esta pergunta, ótimo! Mas não vá para o próximo item ainda, porque acho que ainda posso ajudá-lo. Saber o que se quer é um passo fundamental, mas agora temos que buscar

Convergências entre o seu concurso e outros que sejam semelhantes. Por exemplo: se deseja ser técnico judiciário, diversos são os tribunais em que poderá trabalhar. Nas cidades maiores e, principalmente, nas capitais é possível ser técnico no Tribunal Regional do Trabalho, no Eleitoral, no Tribunal de Justiça ou, ainda, no Regional Federal.

Muitos destes tribunais permitem que trabalhe em outras cidades que não a capital de seu estado. Talvez em sua cidade natal ou, quem sabe, no litoral. O mesmo ocorre para os que querem ser analistas e policiais. Então, amplie seu leque de possibilidades, tente os concursos similares e vá se preparando para aquele que realmente deseja.

Se você não sabe exatamente o que quer, liste os cargos que lhe permitem estudar as disciplinas que lhe são mais fáceis e que você sente mais familiaridade, facilitando todo o período de estudo. Estes cargos podem aparecer em mais de uma instituição. Isso também é convergência.

2º ONDE BUSCAR OS MELHORES RECURSOS

Quando você souber o que quer ser e quais são os cargos e concursos convergentes com seu objetivo, poderá buscar os recursos para estudar! A internet contém um mundo de informações e muita gente começa buscando nela. Mas qual é o próximo passo?

O próximo passo é estudar seu edital, conhecer as disciplinas e os temas pedidos e dedicar seu tempo APENAS no estudo destes temas. Este argumento pode parecer radical, mas, esse é o caminho até a aprovação em um concurso público: estudar apenas o que é indicado no edital e abandonar todo o resto.

Na prática, isso significa que você NÃO vai começar estudando Direito Constitucional lendo a Constituição de 1988 ou lendo o melhor livro deste assunto. Digo que você precisa saber quais são os assuntos que merecerão seu tempo, afinal não há tempo para tudo que queremos fazer, não é mesmo? Então, selecione o material que cobre apenas o que é cobrado no edital do concurso desejado.

3º COMO PRIORIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS?

Uma vez que você já coletou o material necessário para estudar, trate de filtrá-lo e organizá-lo de acordo com a importância que o edital traz para o tema, pesando, claro, sua facilidade ou dificuldade com cada tema. A ideia é que você distribua seu material e seu tempo de acordo com aquilo que vai lhe trazer mais pontos.

Uma análise das bancas organizadoras dos concursos e das provas anteriores para cargos semelhantes vão ajudar no elencamento dos temas que precisarão de mais esforço. Priorizar significa dar ênfase, concentrar-se em, focar-se, hierarquizar. Faça isso e dedique-se ao estudo daquilo que precisa ser estudado e nada mais.

Por fim, mesmo que você tenha um objetivo, encontrou os melhores recursos e sabe priorizá-los, lembre-se de planejar seus estudos. No próximo post desta série vamos discutir como planejar seus estudos de forma eficiente.

Marcações: