TJ/SP: o que vai cair na prova de Escrevente? (parte 2)

[
Olá Pessoal!
Semana passada eu publiquei um post com a Primeira Parte da Análise do Edital e do que vai cair na Prova de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Agora, depois de pesquisar muito, chegamos na segunda parte da análise.
Essa parte é dedicada às cinco matérias de Direito do edital: Direito Constitucional, Administrativo, Processual Civil, Penal e Processual Penal.


Essa Análise é resultado de uma vasta pesquisa, quantitativa e qualitativa, das questões da VUNESP para cargos e disciplinas semelhantes aos do Edital do TJ/SP. O objetivo é que você consiga ajustar seus estudos dando ênfase aos temas destacados. Inclua-os em seu planejamento, mas não abandone os demais temas do edital, afinal, de vez em quando as bancas nos surpreendem.

Se você ainda não leu a Primeira Parte da Análise do Edital e do que vai cair na Prova, pare e volte aqui depois de ler a parte geral.
Se você já leu a primeira parte, está no lugar certo! Sucesso!
Vamos às matérias que são da “Área de Direito”

Direito Constitucional

Como podemos ver no gráfico abaixo, a matéria de Constitucional é bem limitada e se restringe a apenas dois tópico: ‘Dos Direitos e Garantias Fundamentais’ e ‘Da organização do Estado’.

E com apenas dois tópicos, um tinha que ficar na frente do outro e o ganhador é ‘Dos Direitos e Garantias Fundamentais’, com 58% das questões, de acordo com nossa análise quantitativa. É importante destacar que dois terços das questões de ‘Direitos e Garantias’ são sobre ‘Direitos Individuais e Coletivos’, enquanto em segundo lugar temos ‘Direitos Sociais’ e, por fim, ‘Nacionalidade’. Na parte de ‘Organização do Estado’, temos ‘Administração Pública’ com 73% e os 27% remanescentes estão com ‘Poder Judiciário’.
Então: nenhuma surpresa e nenhuma novidade, certo?
Direito Administrativo

A parte de Direito Administrativo é ainda mais enxuta, e é composta por apenas dois tópicos, sem subdivisões ou temas subjacentes. Temos duas leis, uma federal e uma estadual. Veja o gráfico:

É de se esperar que mais questões apareçam sobre a ‘Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)’, nos levando a pouco mais de 82% para esse tema, enquanto a ‘Lei 10.261/68 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo’, fica com 18% das questões.
Não se deixe enganar: aqui os números podem nos pregar uma peça das boas! Na última prova foram três questões do ‘Estatuto’, para duas de ‘Improbidade’. Nem de perto a proporção 82-18. Então: estude bem o ‘Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo’. BEM!
Direito Processual Civil

Um tema se destaca dos demais quando analisamos as questões de Direito Processual Civil: ‘Do Processo e Procedimento’. Esse tema é responsável por 65% de todas as questões analisadas. Isso é um tantão, certo? Olhe os principais temas:
](/img/tjsp_escrevente/dpc.png)
Agora, é verdade que ‘Do Processo e Procedimento’ não é um tema linear e simples. Existm diversos artigos, temas subjacentes e interpretações que devem ser estudadas com afinco. Principalmente os de ‘Recursos’, ‘Provas’ e ‘Respostas do Réu’, que são que mais aparecem nesse assunto.
Dentre as questões de ‘Atos Processuais’, o tema com maior presença foi ‘Comunicação dos Atos’, seguido de ‘Prazos’.

Resumindo: estude nessa ordem:’Recursos’, ‘Provas’, ‘Respostas do Réu’, ‘Comunicação dos Atos’ e ‘Prazos’. Somente depois desses temas que você deve passar aos demais!

Direito Penal

Metade das questões de Penal apontam para um tema quente:’Dos Crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral’. Esse tema cai tanto quanto os demais assuntos de penal em provas da VUNESP com alvo similar ao de Escrevente do TJ/SP. Veja o restante:
]
Isso significa que os artigos 312 a 327 do CP serão seus melhores amigos. Sinta-se super à vontade na presença deles, certo? Mas não se esqueça do Capítulo II.
Na prova passada, quatro questões trataram de ‘Crimes Contra a Administração Pública’, sendo três sobre ‘Crimes contra a administração da justiça’ e uma sobre ‘Crimes de funcionário público contra a administração em geral’. O outro tema abordado foi o de ‘Crimes Contra a Fé Pública’, com duas questões.

Direito Processual Penal

Nessa disciplina os números não nos indicaram temas quentes como nas demais. Nove assuntos me chamaram a atenção e parece que você vai precisar estudá-los com intensidade similar! Olhe:

Nesse sentido é possível priorizar os estudos. Sugiro que siga essa ordem:

Os principais tópicos do edital foram os mesmos utilizados na última prova e estes mesmos temas continuam sendo os mais quentes em 2014. Como não mudaram o teor do conteúdo programático, não conseguiram mudar o foco das questões. Dedique-se a estes temas!

Normas da Corregedoria Geral da Justiça

As Normas da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo são, na verdade, regras que disciplinam a função correcional e os serviços auxiliares, dos Cartórios Judiciais e extra-judiciais. O Tomo I é o que interessa, de fato, aos futuros Escreventes do TJ-SP.
O texto integral, e atualizado, pode ser encontrado no site do TJ-SP, utilizando-se deste link. Estou compilando as questões das provas anteriores do TJ-SP e colocando-as no Mapa, mas atente que por ser uma disciplina restrita ao Estado de São Paulo, são poucas as questões disponíveis. Resolva todas elas; utilize-as para estudar e revisar; elas são suas novas grandes amigas!
Agora que você viu as distribuições das questões por disciplina e por temas, não esqueça de considerar isso tudo no seu planejamento. Planeje seus estudos para que consiga incluir todas as disciplinas em sua semana! Estudar o edital e ver quais temas caíram mais é o primeiro passo (mas eu te ajudei um pouquinho nisso!). Isso não garante que voltarão a cair na mesma proporção, mas não espero surpresas no dia da prova.
Faça uma tabelinha e distribua seus horários disponíveis para que estude todas as matérias, mesmo aquelas que você acha mais fáceis.
E, não deixe para resolver questões em cima da hora. Muita gente deixa pra resolver exercícios só depois de estudar toda a matéria. Não faça isso!! Os exercícios devem fazer parte de todas as fazes do seu estudo.
Nesse sentido, separei a última prova de Escrevente do TJ/S pra você resolver on-line, sem cadastro, sem nada. Na verdade, você pode resolver um bocado de provas da VUNESP a partir desse link.
Mas, se você estiver falando sério quando diz Vou Estudar! eu acho que o Mapa para Escrevente do TJ/SPF que montei com mais de 4.800 questões é muito mais útil, porque nossos professores selecionaram as questões que devem ser estudadas. E mais questões são adicionadas sempre!
Bons estudos e sucesso!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

O que acharam? Faz sentido? Como você está estudando?

Qual é sua melhor e pior matéria????
Gostou? Comenta aí e não deixe de compartilhar!



Receba macetes e dicas sobre o
concurso do TJSP
e de outros Tribunais de São Paulo!
  <div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

<form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
      <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
      <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
      <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="539b0ac2ce5812af75000004">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="539b0af7ce581290d4000003">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="tribunais">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="tjsp">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="medio"> <button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
      </button>
</form>



Compartilhar