Entenda os novos editais da Polícia Civil de São Paulo


Similaridade entre os conteúdos programáticos dos dois editais pode ser vantagem para quem pretende concorrer aos dois cargos

No último dia 11 de dezembro, a Polícia Civil de São Paulo lançou os editais para os concursos de Escrivão e de Investigador de Polícia. Estes editais estão sob a responsabilidade da Academia de Polícia de São Paulo, Dr. Coriolano Nogueira Cobra. Já a organização e realização do certame está a cargo da Fundação VUNESP.

As provas para Escrivão estão marcadas para o dia 16 de março e as para Investigador serão aplicadas no dia 13 de abril. A similaridade entre os conteúdos programáticos das avaliações para as duas funções podem servir de incentivo a quem pensa em concorrer a ambos os cargos. Veja as disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito
  • Noções de Criminologia
  • Noções de Lógica
  • Noções de Informática

Apesar do aumento de 80 para 100 questões na prova preambular (objetiva), os dois editais são extremamente parecidos com os anteriores, também lançados pela Vunesp e têm as mesmas disciplinas em seus conteúdos programáticos. As vagas também foram ampliadas em comparação aos últimos certames: serão 788 vagas para Escrivão e 1384 para Investigador.

É importante atentar que, apesar das disciplinas serem as mesmas para Escrivão e Investigador, o número de questões para cada disciplina é distinto nas provas de cada cargo. Enquanto Criminologia possui somente 10 questões para o cargo de Escrivão, os candidatos a Investigador terão de resolver 30 questões dessa disciplina juntamente com Noções de Direito. Então fique atento: se você prestar concurso para Escrivão, dê ênfase para Português e Noções de Direito. Já se vai prestar o concurso para Investigador, favoreça Criminologia e Noções de Direito. Isso não quer dizer que você pode deixar as demais de lado, afinal qualquer ponto pode ser a diferença entre ter corrigidas as cinco questões escritas ou ser desclassificado do concurso.

Além da prova objetiva - chamada de Preâmbular pela Polícia Civil de São Paulo - existem cinco outras fases que vão da prova discursiva à análise de títulos, passando pelas avaliações psicológica e física. São elas:

  1. Prova Preambular (objetiva)
  2. Prova Escrita com questões dissertativas
  3. Prova de Aptidão Psicológica - PAP
  4. Prova de Aptidão Física - PAF - Que consiste na execução de duas barras (para homens); 55 segundos em suspensão na barra (para mulheres). As demais provas são as mesmas para ambos os sexos: 20 flexões, 20 abdominais e corrida de dois quilômetros em até 10 minutos.
  5. Comprovação de Idoneidade e Conduta
  6. Prova de Títulos

Na parte de Noções de Direito serão avaliados conhecimentos de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal e Processual Penal, além de Legislação Específica, como:

  • Dos crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro;
  • Lei dos Juizados Especiais Criminais, do artigo 60 ao 76;
  • Lei Maria da Penha do artigo 1.º ao 22 e o 41;
  • Lei de Drogas do artigo 28 ao 41
  • Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo
  • Lei de Acesso à Informação
  • Lei Federal n. 12.830 de 20.06.2013;
  • Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Estatuto do Idoso; e
  • Lei de crime de tortura.

A Vunesp é uma banca em evolução, sofrendo alterações constantes na consolidação de seu perfil como organizadora de concursos. Mesmo assim, já é possível perceber alguns padrões em suas últimas provas, como a valorização da letra da lei, nas provas de Direito e Legislação e o grande respeito ao conteúdo programático, utilizado em larga extensão e não em poucos tópicos preferidos. Acredito, também, que a prova de Informática será simples, se comparada às provas de cargos similares de outras bancas.

Os candidatos para os cargos oferecidos no edital devem atentar para as questões de provas anteriores da Vunesp, especialmente para cargos de Delegado, Escrivão e Investigador, apesar de outras também serem úteis. Comece pelas últimas provas e vá descendo! Aqui está o link para algumas das provas da Vunesp. Divirta-se!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

Compartilhar