O que esperar do concurso do TRT-13? O que deve cair?


Todo edital traz dúvidas e oportunidades. Como aproveitar ao máximo e ser aprovado?
Desde os últimos meses de 2013 já esperamos o edital do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba). Afinal, o último concurso para analistas e técnicos foi realizado em 2006. Muito bem, após oito anos foi lançado o edital, que pode ser encontrado na pagina da organizadora.

Como tradicional, o concurso do TRT-13 é organizado pela Fundação Carlos Chagas. Nos últimos anos 83% dos concursos de Tribunais Regionais do Trabalho foram realizados pela FCC, o que significa que eles sabem preparar estas provas e tem grande número de questões anteriores para estudo. E saber disso já é uma mão-na-roda pra passar! Daqui a pouco volto a esse tópico!
Com 98 dias entre o edital e a prova, este é um dos concursos com mais tempo para estudo neste ano de eleições. A prova está marcada para 8 de agosto, o que dá bastante tempo para planejar os estudos e, de fato, estudar! As inscrições estão abertas de 08/05 a 06/06/2014.

As Vagas

As vagas disponibilizadas no edital de 2014 são 33 imediatas, sendo 18 para Analistas e 15 para Técnico além do tradicional cadastro de reserva. Desta vez os cargos ofertados estão distribuídos em duas grandes áreas (Administrativa e Apoio Especializado), além de serem de nível superior e médio como a lista abaixo:

Analista Judiciário – Área Apoio Especializado:
Arquivologia, 1 vaga;

Enfermagem, 1 vaga;
Engenharia (de Segurança do Trabalho), 1 vaga;

Fisioterapia, 1 vaga;
Medicina, 1 vaga;

Medicina (do Trabalho), 1 vaga;
Odontologia, 1 vaga;

Psicologia, 1 vaga;
Tecnologia da Informação, 7 vagas;

Analista Judiciário – Área Administrativa:
Contabilidade, 2 vagas;

Estatística, 1 vaga;
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado:
*
Tecnologia da Informação, 15 vagas.

Os salários estão de acordo com o Plano de Cargos e Salários da Justiça do Trabalho e são de R$ 8.178,06 para Analista e R$ 5.007,82 para Técnico. Além deste rendimento básico, deve-se incluir vale alimentação e outras previsões legais como vale transporte etc.

Conteúdo Programático

No que se refere ao conteúdo programático, a FCC não inovou neste certame. As disciplinas e tópicos pedidos são os tradicionais e de fácil acesso mesmo para quem não estuda há muito tempo. Acho que os editais e as provas de tribunais do trabalho não trazem novidades e quem estuda para um deles pode fazer qualquer outro. E são 24 tribunais!! O que se deve fazer então? Saber o que deve cair na sua prova!
Tal como nos editais anteriores, as matérias de conhecimentos básicos são as mesmas para todos os cargos e são apenas duas. São oitenta questões objetivas, sendo 50 de Conhecimento Básicos (com peso é 1) e 30 de Conhecimentos Específicos (com peso de 2 e 3).
Conhecimentos Básicos:
1.
Língua Portuguesa;

2.
Noções de Direito Administrativo, subdividido em

1.
Administração pública; e

2.
Noções de Gestão Pública.

Não se engane! Apesar de se chamar Noções de Direito Administrativo, vários ítens de administratção foram incluídos na parte de gestão, como ‘Planejamento’, ‘Balanced Scorecard’, PDCA, estrutura organizacional e gestão de pessoas. Você vai precisar estudar Administração também!
Conhecimentos Específicos:
As disciplinas específicas, claro, variam entre os cargos. Mas, como a maioria das vagas está nos cargos de Tecnologia da Informação, vou tratar deles. O de Analista de Tecnologia da Informação exige conhecimentos de ‘Engenharia de Software’, ‘Desenvolvimento de Software’, ‘Banco de Dados’, ‘Fundamentos de sistemas operacionais Linux e Windows’, ‘Redes de computadores’, Serviços de rede’, ‘Segurança da Informação’, ‘Governança de TI’, ‘Contratação de Soluções de TI’ e ‘Gerenciamento de Projetos de TI’.
Para o cargo de Técnico de Tecnologia da Informação, as disciplinas específicas são ‘Fundamentos de computação’, ‘Desenvolvimento de Software’, ‘Bancos de dados’, ‘Redes de computadores’, ‘Sistemas operacionais’, ‘Segurança da Informação’ e ‘Gestão e Governança de TI’.

A prova discursiva

Além da prova Objetiva, o concurso é composto, também, pela prova discursiva. Esta prova é composta por uma Redação cujo texto é dissertativo a partir de uma única proposta, sobre assunto de interesse geral ou da atualidade. Serão avaliados conteúdo, estrutura e expressão. Saber escrever não é suficiente: tem que ter conteúdo também!
A Redação tem a extensão limitada entre 20 e 30 linhas e vale 100 pontos. É necessário atingir os 50% para ser considerado apto para continuar na seleção.
O concurso tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período! Isso quer dizer que além das 33 vagas imediatas é bem possível que muitos outros aprovados sejam convocados para trabalhar no TRT-13.
O que deve cair mais?

Aqui no Mapa nós temos dezenas de milhares de questões e usamos esses números para entender como as bancas costumam reagir. Quando você tem esse tipo de conhecimento e utiliza-o de forma útil, sai 3 passos na frente dos concorrentes!
Fiz uma análise dos conteúdos programáticos de provas da FCC similares à de Analista de TI e cheguei à conclusão de que estes temas são alguns dos mais pedidos e devem, necessariamente, ser cobertos com vigor e afinco em seus estudos:
Língua Portuguesa
41% Intelecção de texto
14% Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas)

*
7% Concordância nominal e verbal

Noções de Direito Administrativo

  • 36% Lei no 8.112/90 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União
  • 29% Licitações e Contratos administrativos
  • 19% Ato administrativo

Engenharia de Software

  • 42% Análise e projeto orientado a objetos com UML
  • 17% Processos de desenvolvimento de software
  • 16% Modelagem orientada a objetos
Aqui no Mapa nós temos informações mais completas.

Estou preparando mais uma série de posts importantes pra você, que está se preparando pra esse concurso. Olha só:
  1. A Análise da Banca: FCC
  2. Um artigo sobre a Importância do Foco no estudo para concursos
  3. Uma análise das melhores formas de planejar seus estudos
  4. As provas anteriores do TRT-13
  5. Análise detalhada de uma prova anterior (essa vai ser quente)

    Se você se registrar no nosso site e adicionar esses mapas, vai entrar na nossa newsletter e receber isso tudo direto no seu email.
    Aí você aproveita e dá uma olhada nos mapas que preparamos, com cerca de 5000 questões selecionadinhas exatamente para esse concurso! =)
    Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, me avise, certo?
    E bons estudos!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

Compartilhar