O processo de criação dos Mapas de Estudo

<div style="margin-top:10px;">&#8212; "Estudar para concurso é muito difícil!"</div>
<div style="margin-top:10px;">&#8212; "Esse edital é muito complicado!"</div>
<div style="margin-top:10px;">&#8212; "Não sei por onde começar!"</div>

Estas são frases comuns de quem está começando a estudar para concursos públicos. A multitude de informações e de conteúdos programáticos faz com que muitos estudantes demorem a acertar a forma de estudar e perderem tempo precioso estudando de forma errada e perdendo chances reais de se tornar um servidor.

Foi tentando desenvolver a melhor ferramenta de estudo para concursos públicos que nós do Mapa da Prova preparamos os Mapas de Estudo, também conhecidos como planos de estudo. Cada Mapa de Estudo é criado tendo em vista os conteúdos programáticos de um edital. Assim, ao utilizar um Mapa de Estudo, o concurseiro irá estudar para um cargo específico de um concurso específico de acordo com o que disse o Edital. Desta forma apenas os temas que devem ser estudados serão, de fato, estudados.

Acredito que essa é a melhor forma de estudar!


Muitos estudantes passam horas procurando questões na internet e acham centenas de milhares de questões de provas anteriores. Apenas uma fração de todas estas questões será, de fato, útil, ou seja: de assuntos pertinentes e do mesmo nível da sua prova.

Responder questões de níveis mais altos ou de assuntos que não serão cobrados causam uma enorme perda de tempo, pois leva, inclusive, ao estudo de assuntos desnecessariamente.

O Mapa organizado por edital é uma ferramenta que filtra estas questões, possibilitando que o concurseiro use melhor seu tempo. Apenas os temas e questões pertinentes serão apresentados, o que significa que filtramos entre as mais de 150 mil questões que temos classificadas e selecionamos aquelas que podem ajudá-lo. Isso porque usamos um sistema próprio de taxonomia e classificação de questões que não existe em nenhum outro site.
Além disso, olhando para o Mapa você pode saber o que incluir ou não no seu planejamento de estudos. E refinar isso a cada novo ciclo de estudos de acordo com o seu desempenho nas questões respondidas.

As questões mais recentes são apresentadas primeiro, pois são as mais importantes para que o estudante possa saber como a banca está cobrando estes assuntos.

No Mapa da Prova o estudante pode resolver as questões de cada assunto do conteúdo programático específico do cargo escolhido. Estas questões são extraídas de provas anteriores e, então, classificadas por professores e especialistas. A extração das questões é um trabalho cotidiano no Mapa da Prova, sempre feito por mais de uma pessoa e revisado cuidadosamente. Apenas provas com atribuição de gabarito são utilizadas, para dar mais segurança ao seu estudo.

Quando você acessa um mapa, poderá resolver questões por disciplina, por tema ou subtema. Por exemplo: é possível resolver questões de Direito Administrativo, mas também sobre a Lei nº 8.112/90 e, mais especificamente, sobre ‘provimento’, ‘vacância’ ou ‘substituição’. Se no conteúdo programático não cai ‘vacância’, não há porque estudar esse tema no momento. Talvez para o próximo concurso, se cair!

Para um mapa de um edital cuja banca organizadora será o CESPE serão mostradas, primeiro, as questões do CESPE. Caso não existam questões pertinentes da banca selecionada para um determinado tema, buscaremos estas questões em outras bancas relevantes.

Ao conhecer a banca, o estudante pode direcionar sua atenção para tópicos com maior frequência e relevância. Se a banca gosta mais de um tema de que outro, é bem possível que o traga em suas provas. Não significa que estes temas mais cobrados voltarão a cair, mas que a chance de aparecerem é maior do que os temas nunca cobrados.

Se quiser conhecer nossa análise das principais bancas, clique em Cespe ou FCC.

Acredito que estudar para concursos públicos requer, necessariamente, a resolução de questões úteis! Resolva o máximo de questões que conseguir, conheça e revise seus erros. Planeje e revise constantemente e faça uma excelente prova!

Sugiro que olhe, também, nosso artigo sobre a Importância do Foco em seus estudos.

Sucesso!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

Compartilhar