Conheça em detalhes como foi a última prova da Caixa Econômica

A última prova para Técnico Bancário da Caxa Econômica Federal (CEF) foi realizada em 2012 e organizada pela Fundação Cesgranrio. Com a proximidade do próximo edital, é importante conhecer os conteúdos exigidos no último certame.

Na prova de 2012 havia 60 itens e metade das questões eram de Conhecimentos Bancários, que é a disciplina específica para o cargo. Já as matérias de Conhecimentos Básicos, que também somam 30 questões, foram as disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Matemático;
  • Atualidades;
  • Ética; e
  • Informática.

Comecemos pela análise das disciplinas de Conhecimentos Gerais:


Em Português foram apenas 5 questões, que versaram sobre interpretação de textos, reescritura de fragmentos do texto, concordância e uso do sinal indicativo de crase. Uma prova simples e pequena, fato que destaca a importância da capacidade cognitiva e interpretativa.

Na parte de Raciocínio Lógico e Matemático, todas as questões foram de Matemática Financeira, com destaque especial para o tema dos ‘juros’ e dos ‘descontos’. Geralmente, as provas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil privilegiam as questões de ‘Juros, Descontos e Amortização’, tanto os simples quanto os complexas. Atente, também, para o ‘Custo Efetivo de Operações de Financiamento’, e de ‘Empréstimos e Investimento’. Esses temas estão de acordo com a agenda funcional da CEF.

As questões de Atualidades foram poucas e trataram apenas de três temas: ‘Meio Ambiente’, ‘Economia Internacional’ e ‘Relações Internacionais’. Em 2012, os temas ambientais estavam em destaque na agenda internacional, especialmente em decorrência da Rio+20, realizada naquele ano, o que não deve acontecer neste ano. Os temas ambientais continuam importantes, mas as crises internacionais e as manifestações populares de 2013 têm maior destaque atualmente.

Em Informática, foram cobradas questões de ‘Windows’ e ‘Linux’, de ‘Office’ e ‘BrOffice’ e de ‘Segurança de Informações’. Muitos candidatos não estudam esses temas por considerarem que já sabem informática. Lembre-se que ser usuário, mesmo que frequente, de computador não faz com que você saiba os pormenores exigidos pelas bancas organizadoras.



As questões de Ética, trataram de ‘ética empresarial’, do ‘Código de Ética da Caixa‘ e do ‘Código de Conduta da Alta Administração Pública‘. Portanto, é bom você conhecer esses dos textos.

A organização do concurso de 2014 está sob responsabilidade do Cespe-UnB, o que faz com que as provas sejam um pouco distintas. Apesar da modificação da banca e do modelo de contabilização dos erros e acertos, os temas recorrentes para os concursos de Técnico Bancário são restritos e previsíveis.
Estude-os sempre! Organize seu tempo de dedicação e siga seu planejamento. Enquanto o edital não sai, você pode resolver as últimas provas e estudar os temas centrais. PARA LHE AJUDAR, AQUI ESTÁ O LINK PARA QUE RESOLVA ONLINE ESSA PROVA.

Sucesso!

Leia também:

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

O que acharam? Faz sentido? Em que você focará?

Compartilhar