Como foi a última prova de Técnico do INSS?

Com a proximidade do lançamento do edital para um novo concurso de Técnico do Seguro Social, é importante saber quais os conhecimentos e interpretações foram exigidos no último certame, como caem as matérias específicas de Seguro Social e Previdência.
A última prova de Técnico do INSS foi realizada em dezembro de 2012 pela Fundação Carlos Chagas, quando foram oferecidas 1500 vagas para este cargo. Foram nomeados 4.156 dos candidatos aprovados (ou seja: chamaram 177% a mais de gente do que as vagas originais). E isso deve continuar acontecendo nos próximos concursos, já que o INSS está com grande déficit de mão de obra e a autorização para todas as vagas é indispensável para a administração pública. Os candidatos aprovados fora das vagas originais poderão ser chamados em breve.

O edital de 2012 teve apenas a avaliação objetiva, deixando bem felizes aqueles que não gostam de escrever, certo? Foram 60 questões objetivas das disciplinas:

  • Conhecimentos gerais

    • Língua Portuguesa
    • Ética no Serviço Público
    • Noções de Informática
    • Raciocínio Lógico
    • Regime Jurídico Único
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Administrativo
  • Conhecimentos específicos

    • Seguro Social e Previdência (Direito previdenciário)

Foram exigidas notas mínimas para a prova de conhecimentos gerais, de 30%; na de conhecimentos específicos, também 30%; e 40% no somatório de ambas.
Em 2014, o edital deve trazer entre 1500 e 2000 vagas e o salário é de R$ 4.842,27. As vaga são de nível médio e devem estar distribuídas em todo o país.
Quanto aos conteúdos propriamente, acredito que saber o que cai mais pode ajudar muito na hora de preparar os estudos; da mesma forma, saber o que já foi cobrado pode orientar o estudante que ainda está perdido.
Então, considere os conteúdos abaixo com bastante carinho na hora de fazer seu cronograma de estudos!

Vamos às matérias:


Língua Portuguesa:

Foram 6 as questões cobradas sobre Português. Devido ao baixo número de questões e à característica da FCC de adotar e exigir o português normativo, a parte de ‘Interpretação de textos’ foi restrita a uma questão. A ênfase foi dada à ‘Sintaxe’: crase, termos referentes, concordância e sintaxe de período simples. Veja a distribuição:

Ética:

Em Ética houve uma questão solitária sobre o Código de Ética dos Servidores Públicos Federais. Esse tópico é, de longe, o mais esperado em provas de Técnico, seja do INSS, seja de ministérios e autarquias outras. Conheça o Decreto 1.171 de 1994, especialmente seu Anexo, que traz o texto do Código de Ética do Executivo. Leia e exercite bastante, porque este é o tema de Ética mais provável de cair.
Informática:

As três questões de Informática deram destaque a ‘Redes de Computadores’, com duas questões e a ‘Internet e Intranet’, com uma. Não deixe esses números enganarem! A parte de redes pega muita gente que acha que sabe informática por que usa o PC todo dia! Não se esqueça de olhar a parte de ‘Programas de Escritório’ e de ‘Linux’, que não são tão fáceis como as questões de ‘Internet’.

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico é uma das disciplinas que ou vem muito fácil ou bem difícil. Na prova prova de 2012 foram três questões, sendo uma ‘Verdade e Mentira’, sendo a única de Raciocínio propriamente e duas de Matemática: uma de ‘Frações e Porcentagens’ e uma sobre ‘Conjuntos’. Preste atenção nos macetes de Raciocínio Lógico. Existem diversas manhas que facilitarão na hora da prova.

Noções de Direito Administrativo e Regimento Jurídico Único:

Na prova de Técnico, o INSS separou o Regime Jurídico Único (Lei 8.112/90) do restante do Direito Administrativo. A parte de ‘Regime’ foi curta e previsível: uma questão sobre os ‘Deveres’ dos servidores públicos. Nada mais. Ao estudar o regime único, dê ênfase na parte de ‘Deveres’ e ‘Proibições’, que costumam cair mais do que as ‘Vantagens’ e ‘Direitos’. Acho que eles querem que todo mundo saiba o que não pode e qual a punição. Muito bem: estudaremos os ‘Deveres’ e ‘Proibições’, além da parte de ‘Processo Administrativo Disciplinar’, certo?

Noções de Direito Constitucional:

Os conhecimentos exigidos sobre a Carta Magna foram limitados e previsíveis. Exceto por uma questão, que não era esperada. Isso nos faz lembrar que a banca pode tirar muita coisa da Cartola! Foram três questões, sendo uma sobre ‘Tribunais e Juízes dos Estados’, uma sobre os ‘Direitos e deveres individuais e coletivos’ e a última, sobre ‘Servidores Públicos’. Qual vocês acham que não era esperada? Acertaram aqueles que responderam ‘Tribunais e Juízes dos Estados’, que não parece encaixar muito bem, não é?

Seguro Social e Previdência:

Por último, mas certamente mais aguardada, está a disciplina específica: Seguro Social e Previdência, que nada mais é do que Direito Previdenciário. Nesse sentido, identificamos um tema que é, de longe, o mais importante: ‘ Regime geral da previdência social’, com 26 das 40 questões específicas. Então gente, 65% da prova específica e 43% de todas as questões é sobre o Regime Geral da Previdência. Está na dúvida, ainda, sobre o que estudar mais e com mais intensidade, foco e dedicação?
Estudar mais esse tópico não significa ignorar os demais temas específicos. Na prova de 2012 caíram, também, cinco questões sobre o ‘Custeio da Seguridade Social’, cinco sobre os ‘Princípios e Conceitos da Seguridade Social’ e três sobre a ‘Legislação Previdenciária’, em especial o Decreto nº 7.556/2011 e as Leis nº 8.212/1991 e Lei nº 8.213/1991, que são, respectivamente: a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão, das Funções Gratificadas e das Funções Comissionadas do Instituto Nacional do Seguro Social, a Lei Orgânica da Seguridade Social e o Planos de Benefícios da Previdência Social.

Por fim, planeje seus estudos para que consiga incluir todas as disciplinas em sua semana! Estude o edital e veja quais temas caíram mais. Atente que isso não garante que voltarão a cair na mesma proporção e que todo o edital deve ser estudado para evitar surpresas no dia D. Estude e resolva questões sempre!
Dê uma olhada no Mapa que preparei especialmente para o concurso de Técnico do INSS. São mais de 5.000 questões classificadas por professores, em todas as matérias do último edital.Excelente para estudar os temas que mais caem (e, principalmente, os temas mais difíceis)!!
Planeje. Estude. Revise. Passe!
Sucesso nos estudos!
Delchi Bruce

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova._




Receba macetes e dicas sobre o
concurso do INSS
e de outros de nível médio direto no seu e-mail!
<div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

  <form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
    <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
    <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
    <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="529de72d849ed1c9a3000002">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="53458caafa41ecba98000008">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="ministerial">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="inss">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="medio"> <button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
    </button>
  </form>

</div>


Compartilhar