BB: Saiba como foi a última prova de Escriturário


Banco do Brasil lança 2.499 vagas de Escriturário, para 15 estados, com salário inicial de R$ 2.227,26.
Com o novo edital na rua e com tantas vagas disponíveis, muita gente está correndo para entrar no Banco do Brasil. Só que com tanta gente estudando – e muita gente boa – é necessário sair na frente. Nesse caso, sair na frente pode significar diversas coisas: ter mais tempo para estudar, ou saber usar melhor o tempo; ter mais garra e determinação; saber o que vai cair; ou aprender com a prova anterior.
Já falamos das estatísticas de provas e cargos semelhantes e agora vamos nos dedicar a analisar a última prova de Escrevente do Banco do Brasil. Assim, aprendemos com o que caiu e podemos ajustar os planejamentos e métodos de estudo. Antes de começarmos, lembre-se que o fato do assunto ter caído não significa que voltará a cair da mesma forma, mas que a banca deu importância a um tema e essa importância pode ser mantida!
Então vamos!

A prova anterior do Banco do Brasil foi realizada em 2014, com 8.630 vagas para nove estados. A banca examinadora foi a CESGRANRIO, mesma organizadora do concurso desse ano. Naquela ocasião foram três disciplinas de conhecimentos básicos e cinco de conhecimentos específicos, no total de 70 questões e 100 pontos. Além da parte objetiva, também foi cobrada uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas. Ao todo foram, então, 200 pontos.

Primeiro, é importante destacar que apesar das disciplinas de conhecimentos básicos serem responsáveis por 35% dos pontos totais da objetiva, esses pontos podem te ajudar a ficar entres as vagas para a sua microrregião. Então, planeje direitinho seus estudos, alocando espaços para todas as disciplinas – e para redação –, assim você consegue cobrir o conteúdo e não será surpreendido com nenhuma matéria ou questão!

Vamos às disciplinas:


Língua Portuguesa

Como podemos ver pelo gráfico abaixo, metade das questões de Língua Portuguesa abordaram a capacidade do candidato em ‘corrigir e reescrever frases e fragmentos’. Esse é um assunto que vem ganhando espaço nas provas de nível médio por representarem questões em que é necessário pensar, interpretar e corrigir. Com metade das questões, é fundamental dominar esta forma de avaliação.

Em segundo lugar, com quatro questões, tivemos questões bem tradicionais, sobre ‘Morfologia’, principalmente pronomes. Você está seguro quanto à classificação e uso dos pronomes? E das conjunções e interjeições? Não? Então estude!
A última questão foi sobre ‘Compreensão e Interpretação de Textos’. Eu esperava mais questões de ‘Interpretação’. Pelo menos mais duas.
Agora, o que me surpreendeu mesmo foi a ausência de questões de ‘Acentuação’ e ‘Pontuação’, que são marcas registradas da CESGRANRIO. Acho que eles perceberam que os candidatos já estão sabendo como a banca pensa. Apesar disso, não se esqueça que esses são alguns dos temas preferidos da Banca, o que quer dizer que são SEUS temas preferidos também! =D
Raciocínio Lógico-matemático

A parte de RLM teve três grandes temas, como você pode ver pelo gráfico. O assunto com o maior número de questões foi a boa e velha ‘Matemática Básica’, com cinco questões que trataram de quatro temas: ‘Múltiplos e Divisores’, ‘Polinômios’, ‘Frações e porcentagens’, ‘Funções e equações do 1º grau’. Isso quer dizer que será necessário requentar aquelas aulas do final do ensino fundamental e temperar com as coisas do ensino médio.

Em seguida, tivemos ‘Matemática Financeira’, com três questões. Essas questões tratam, viceralmente, de assuntos cotidianos dos Escriturários: ‘Juros’ e ‘Amortizações’. Simples e Compostos!
Por fim, duas questões de ‘Estatística’, versando sobre ‘Distribuição de probabilidade’.
Fácil, não?
Atualidades do Mercado Financeiro

Essa é uma das matérias com um dos nomes mais capciosos que já vi. Não parece, em nada, com a matéria de Atualidades dos outros concursos. É uma disciplina muito particular do BB e exige dos candidatos uma série de conhecimentos, distribuídos em três assuntos: ‘Sistema Financeiro Nacional’, ‘Dinâmica do Mercado’ e ‘Mercado Bancário’. Veja o gráfico abaixo, com as concentrações das questões da prova de 2014:

Como vocês podem ver, os três itens do edital foram cobrados, sendo que ‘Sistema Financeiro Nacional’ foi o mais pedido, com três das cinco questões dessa prova. Mas o que é preciso saber?
Para o assunto ‘Sistema Financeiro Nacional’, você precisa saber estrutura, órgãos e papeis envolvidos no SFN. Dê ênfase especial ao Banco do Brasil, claro. E não se esqueça de que parte dessa matéria será abordada, também, na parte de Conhecimentos Bancários. Os próximos assuntos, ‘Dinâmica do Mercado’ e ‘Mercado Bancário’ versam principalmente sobre como está a Economia brasileira, no sentido de alterações em taxas de juros, na própria SELIC, no compulsório bancário, nas novas regras e procedimentos e, também, acerca das novas fraudes e golpes sofridos pelos bancos e por seus clientes, etc.
Para ficar de olho nesses assuntos, não deixe de ler as seções econômicas e fianceiras dos principais jornais do país e um ou outro programa de Análise de Conjuntura Econômica.
Domínio Produtivo da Informática

Essa disciplina, conhecida também como Informática, trouxe dez questões, sem nenhuma concentração clara. Nesse sentido, a CESGRANRIO seguiu sua tradição de distribuir as questões pelos mais variados temas do edital. Olhando o gráfico abaixo, podemos ver os sete temas cobrados:

Vou dividir os temas em duas categorias: os com duas questões e os com somente uma. Os com duas questões são ‘Sistemas operacionais’, ‘Internet e Intranet’ e ‘Segurança da informação’. Os com uma, foram: ‘Hardware’, ‘Softwares em geral’, ‘Microsoft Office’ e ‘BR Office/Open Office’.
Atente para o fato das duas questões sobre ferramentas de escritório trataram das duas suítes: da Microsoft e do BrOffice. Estude as duas!
Cultura Organizacional

Essa é uma das matérias que está na metade do caminho entre conhecimentos bancários e outra disciplina. A parte de ‘Cultura Organizacional’ não é estudada exatamente como se estuda para provas de administração ou de técnico administrativo que temos por aí. Por que?

Por não só cobrar as definições científicas de ‘Cultura Organizacional’, mas por exigir conhecimentos de ‘Ética’, de ‘Cultura Empresarial’ e de ‘Gestão de Sustentabilidade’.
Veja o gráfico com os assuntos que caíram em 2014:

Definição de Cultura Organizacional: O conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados pelos membros da organização, refletindo, portanto, a mentalidade que predomina na organização.

Técnicas de Vendas

É muito melhor quando somos atendidos por alguém que sabe vender bem, não é verdade? Para saber vender bem, não é necessário somente conhecer o produto ou se expressar de forma adequada. É preciso muito mais!
Las Casas explica: Entender vendas sem ter conhecimentos básicos de marketing seria o mesmo que entender as condições especiais de algum seguro sem conhecer as suas condições gerais. Um assunto está relacionado com outro e o seu perfeito entendimento somente será possível com uma visão global da matéria.

Assim, conhecer a estratégia de vendas, o mercado, formas de satisfazer (e respeitar) o cliente são fundamentais. A matéria Técnica de Vendas teve o mesmo peso no edital que as parte de Cultura Organizacional e Atendimento juntas, somando 10 questões. Essas questões foram sobre quatro assuntos, conforme o gráfico abaixo:

Atendimento (focado em vendas)

Essa matéria complementa a anterior! Estamos falando, agora, do como atender o cliente, fazendo com que ele concretize a compra desejada.
Esses são os temas referentes às questões de Atendimento:

Lembre-se de focar no ‘Como lidar com a Concorrência’, ‘Propaganda e Promoções’ e com as ‘Regras de Ouvidoria’, que me parecem temas centrais nessa organização programática.
Conhecimentos Bancários

Essa é a matéria com o maior número de questões e com o maior valor em pontos. Foram 15 questões e 20 pontos, ou 20% de toda a prova objetiva. Isso significa que esta foi a matéria mais importante de toda a prova.
Os ‘Conhecimentos Bancários’ são relacionados às ‘Atualidades do Mercado Financeiro’, como visto acima, acrescidos dos ‘Produtos Bancários’, de conhecimentos dos mercados de ‘Câmbio’ e de ‘Capitais’, ‘Garantias do Sistema Financeiro Nacional’, ‘Crime de Lavagem de Dinheiro’ e ‘Autorregulação Bancária’.
Parece pouca coisa, mas não pe não! Tem que planejar corretamente e estudar com vontade!. Veja como foram as questões de 2014:

Então, sabendo o que deve cair mais, planeje seus estudos e siga o planejamento! Siga mesmo! E resolva questões sobre os temas que mais caem, porque assim você saberá como a CESGRANRIO cobra cada tema e quais são as pegadinhas mais comuns.
A resolução de questões deve fazer parte de todas as fases de seu estudo e não apenas da revisão, como alguns acreditam.

Se você não tem as questões para resolver, comece pelas provas anteriores do BB, depois passe pelas provas semelhantes de outros bancos e, por fim, busque provas de cargos similares recentes de outras instituições.
Mas lembre-se de restringir seus estudos aos temas que estão no edital. Não vá estudar tema que não cai, certo? Mesmo que esteja em provas anteriores e similares ao cargo que você deseja. Selecionar as questões certas faz parte do planejamento de estudos.
As provas anteriores de Escriturário do BB podem ser resolvidas online usando esse link aqui. Não é necessário se inscrever nem nada. É só acessar e resolver.
Se você não quiser procurar nem selecionar questões, sugiro que use o Mapa que preparei para o cargo de Escriturário do BB. São mais de 4.000 questões, selecionadas de provas da CESRANRIO e similares, classificadas e avaliadas por professores. Metade do seu trabalho já está pronto e você fica com mais tempo para estudar!
Não deixe de acompanhar seu desempenho e de voltar aos temas estudados. Fazendo isso você estará mais próximo do sucesso!
Sucesso e bons estudos!

img/bb_escriturario Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.



Receba macetes e dicas sobre o
concurso do BB
e de outros Bancos!
<div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

  <form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
    <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
    <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
    <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="539b0ac2ce5812af75000004">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="54941e13b1b8cc29ca000010">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="bancaria">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="BB">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="medio"> <button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
    </button>
  </form>

</div>


E, se gostou dessa análise, não deixe de comentar e compartilhar!!



Compartilhar