BB: o que vai cair na prova de Escriturário?


2.499 vagas de Escriturário, com salário de R$ 2.227,26. E nós sabemos o que vai cair!
Vamos comemorar o fim de 2014 e o início de um novo ano, com muitos mais concursos! Nessa onda de novos concursos, saiu o edital para o Concurso do Banco do Brasil. São 2.499 vagas para o cargo de Escriturário, de nível médio e com salário de R$ 2.227,26 para uma jornada de 30 horas semanais.
O edital foi publicado dia 19 de dezembro e as inscrições podem ser feitas de 22 de dezembro a 19 de janeiro, no site da CESGRANRIO.
Muitos leram o edital (ou parte dele), mas nem todos pararam para avaliar o que o Conteúdo Programático realmente significa. Por causa disso, fiz minha costumaz análise do que tem mais chance de cair na prova do dia 15 de março.

Esta Análise é resultado de uma vasta pesquisa, quantitativa e qualitativa, das questões da CESGRANRIO e de cargos e disciplinas semelhantes aos do Edital do BB. O objetivo é que você consiga ajustar seus estudos dando ênfase aos temas destacados. Inclua-os em seu planejamento, mas não abandone os demais temas do edital, afinal, de vez em quando as bancas nos surpreendem.

Como organizadora, a Fundação CESGRANRIO foi responsável pelos dois últimos concursos do BB. Suas questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas em que o candidato deve marcar apenas uma seguindo o enunciado da questão. Aqueles que começaram a estudar agora devem saber que a CESGRANRIO gosta de distribuir as questões pelo edital e não concentrar em poucos temas, o que significa que se deve planejar bem os estudos e distribuir o tempo para abordar o maior número de temas possíveis.
Atenção para o fato da CESGRANRIO usar (até demasiadamente) pegadinhas nas questões, então atenção redobrada na leitura e concentração na hora de marcar a bolinha do gabarito. Em Língua Portuguesa são comuns as questões sobre acentuação e pontuação, além da interpretação de textos.
Se você puder, resolva o maior número de questões de provas anteriores da CESGRANRIO. Se não houver provas suficientes, use as da FCC, que se parecem um pouco mais com a banca carioca.

O edital contempla 15 estados do país, sendo o maior número de vagas para a Região Sul, especialmente para o estado do Paraná, que é o mais contemplado, com 1/3 das vagas totais. Veja, abaixo, as vagas por regiões e por estados:



Concurso Anterior

O último concurso para Escriturário foi realizado no ano de 2014, também pela CEGRANRIO. Naquela ocasião, foram ofertadas 8.630 vagas e o conteúdo programático foi similar ao concurso atual. Como já havia sido veiculado pela mídia, o conteúdo programático é bem parecido àquele dos, a não ser pela inclusão de Língua Inglesa. Mais abaixo irei tratar das disciplinas e dos temas mais prováveis de cair.
As provas

A prova será realizada dia 15 de março e consiste na aplicação de prova objetiva (com 70 questões) e discursiva, com uma questão. A discursiva consiste em uma questão dissertativa-argumentativa, com no máximo 30 linhas; ela vale 100 pontos e nota mínima para aprovação é de 65.
As matérias constante no edital são:
Conhecimentos básicos: 25 questões, sobre as matérias relacionadas abaixo:
Total de pontos da prova de Conhecimentos Básicos: 30.
Conhecimentos Específicos: 45 questões, sobre as matérias relacionadas abaixo:
Total de pontos da prova de Conhecimentos Específicos: 70.
Total de pontos da prova objetiva: 100.
O que deve cair mais?


Essa é a parte mais importante desse post!! Essas são as probabilidades dos principais temas caírem na prova. Fica ligado, porque esses são os temas mais importantes!

Fiz uma análise dos conteúdos programáticos de provas da CESGRANRIO similares às de Escrevente e cheguei à conclusão de que estes temas são alguns dos mais pedidos e devem, necessariamente, ser cobertos com vigor e afinco em seus estudos.
Prepare seu planejamento considerando esses dados:
Língua Portuguesa

São 10 questões de Língua Portuguesa, com peso 1. Apesar da CESGRANRIO gostar de cobrar muitos temas do edital, conseguimos identificar alguns assuntos que são mais prováveis de cair: em primeiro ligar está ‘Compreensão e Interpretação de Textos’, que são 39% das questões sobre a língua pátria nas provas simlares analisadas. E como estudar Interpretação? Lendo, lendo e lendo. Leia, todos os dias e procure os significados das palavras que não conhecer.
Em seguida teremos ‘Construção Frasal’, com 24% das questões. Mas o que vem a ser ‘Construção Frasal’? Análise Sintática do período e reescrita e correção de frases. É a capacidade de analisar e corrigir construções frasais. Nesse sentido, estude: ‘Síntaxe do Período’ e ‘Correção e Reescrita de Textos’. Com 10% temos ‘Pontuação’.
Lembre-se de guardar tempo para os temais assuntos também, afinal, o melhor é garantir uma das vagas, certo?

Raciocínio Lógico-matemático

Serão 10 questões de Raciocínio Lógico-matemático, com peso 1,5, o que dá 15 pontos ao todo. Prepare-se para garantir esses pontos, já que poderão fazer uma grande diferença lá na frente. Ao analisar provas semelhantes à de Escriturário eu identifiquei que o tema com mais questões é o de ‘Estatítica Descritiva’, com 30%, seguido por ‘Juros Simples e Compostos’, com 21% e ‘Números Inteiros e Racionais’, com 18%.
Muita gente não gosta de RLM, mas lembre-se que essas questões não são difíceis. Estude cada um desses temas e assim você saberá como cada um deles pode cair. Afinal, essa disciplina não permite grandes inovações. Fique atento às pegadinhas e armadilhas. E estude!!

Atualidades do Mercado Financeiro

Essa é complicada! Apesar de serem apenas cinco questões com peso 1, são temas pouco abordados em questões anteriores e pela natureza da disciplina de Atualidades, pode cair muita coisa diferente!
Em termos dos temas pedidos no edital, são apenas três e consegui ordená-los da seguinte maneira: o tema com mais questões foi o ‘Sistema Financeiro Nacional’, com 74% das questões; em segundo lugar, com 15% temos ‘Mercado Bancário’; e, por fim, ‘Dinâmica do Mercado’, com 10%.
Como estudar estes assuntos? Acompanhe o Valor Econômico ou a parte de Economia e Finanças de outro jornal, como o Globo ou a Folha de São Paulo.Todos os dias!

Atendimento

A parte de Atendimento é bem previsível e trata, principalmente, de três assuntos: em primeiro lugar, ‘Etiqueta Empresarial’, com 40%, seguido de ‘Marketing em Empresas de Serviços’, com 35% e ‘Telemarketing’, com 15%.

Informática

Muita gente acha que não precisa estudar Informática por usar o computador todos os dias. Não se engane!! Por mais que você use todos os dias seu PC, nem todas as questões são de conhecimento geral e algumas pedem itens mais complicados. Não muito complicados, mas lembre-se de separar um tempo no seu planejamento para estudar Informátia, certo?
Analisando provas de bancos e de cargos similares, temos os seguintes assuntos com destaque: com 25% das questões, temos ‘Processador de Textos’, que consiste não só no Microsoft Word, mas no BrOffice Writer. Você já usou o Writer? Eu já e posso dizer que é bem simples, mas com características próprias que devem ser estudadas!
Em segundo lugar, com 23% estão os ‘Sistemas Operacionais’, que consistem no Windows e no Linux!! Quase todos nós aqui no mapa usamos Linux e conseguimos trabalhar bem direitinho, então, não tenha preconceito com o Penguim e estude. O terceiro tema, com 20% das questões é ‘Internet e Intranet’, principalmente os ‘Naveadores’ e ‘Correio eletrônico’. Estude os outros navegadores também, não deixando os que você não usa de lado.

Língua Inglesa

Inglês é a novidade deste edital. O BB já havia sinalizado que pediria inglês e a CESGRANRIO incluiu no certame. São dois temas, apenas, na parte de Inglês e a ‘Compreensão e Interpretação de Textos’ lidera com 92%, enquanto ‘Elementos gramaticais’ fica com os 8% remanescentes.
‘Como estudar Inglês?’ me perguntam recorrentemente. Não há receita de bolo, mas essas dicas podem ajudar: em Língua Inglesa, ainda mais que em Português você deve ler e consultar o dicionário toda vez que achar palavras e expressões que não reconheça. Pode usar um dicionário Inglês-Português mesmo, já que não há nenhum tipo de redação em inglês. O Michaelis pode ajudar!
Além disso, leia periódicos, como a NewsWeek que é uma das preferidas das bancas de concursos no Brasil. Leia um artigo por dia (ou a cada dois) e não se esqueça de buscar as palavras e expressões desconhecidas no dicionário!

Conhecimentos Bancários

Essa é a disciplina mais legal da prova! =)
Conhecimentos Bancários são aqueles relacionados ao sistema financeiro, ao mercado e aos produtos bancários. Senta, respira fundo e vamos nessa!
Os três temas que mais caem nesse tipo de prova são: ‘Estrutura do Sistema Financeiro Nacional’, com 34%; ‘Noções do Mercado de Capitais e de Câmbio’, com 28% e ‘Produtos Bancários’, com 20%. Olhe o gráfico:

Vamos desmembrar esses temas!
Em ‘Estrutura do Sistema Financeiro Nacional’ os temas que caem são esses aqui (estão ordenados de forma decressente):

Enquanto na parte de ‘Produtos Bancários’, os diversos temas, também ordenados, são:

Cultura Organizacional

Para o concurso do BB a disciplina Cultura Organizacional consiste, principalmente, em três assuntos: ‘Ética Aplicada’, com 78%; ‘Conceito de Cultura Organizacional’, com 14% e ‘Cultura Empresarial’, com 8%. Veja o Gráfico:

Lembre-se que a parte de ‘Ética Aplicada’ contém mais sub-itens, a saber:
Técnica de Vendas

Por fim temos a parte de Técnica de Vendas. Para atingir as metas é fundamental saber vender os produtos bancários aos clientes do Banco. Então, é melhor saber bem essa parte! Os três principais temas, com as respectivas frequências, são: ‘Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido pelo cliente’, com 48%; ‘Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei no 8.078/1990 (versão atualizada)’, com 36%; e ‘Noções de administração de vendas’, com 12%.


Agora que você viu as distribuições das questões por disciplina e por temas, não esqueça de considerar isso tudo no seu planejamento. Planeje seus estudos para que consiga incluir todas as disciplinas em sua semana! Estudar o edital e ver quais temas caíram mais é o primeiro passo (mas eu te ajudei um pouquinho nisso!). Isso não garante que voltarão a cair na mesma proporção, mas não espero surpresas no dia da prova.
Faça uma tabelinha e distribua seus horários disponíveis para que estude todas as matérias, mesmo aquelas que você acha mais fáceis.
E, não deixe para resolver questões em cima da hora. Muita gente deixa pra resolver exercícios só depois de estudar toda a matéria. Não faça isso!! Os exercícios devem fazer parte de todas as fazes do seu estudo.
Mas, se você estiver falando sério quando diz Vou Estudar! eu acho que o Mapa para Escriturário do BB que montei com mais de 4 mil questões é muito mais útil, porque nossos professores selecionaram as questões que devem ser estudadas. E mais questões são adicionadas sempre!

Bons estudos e sucesso!

img/bb_escriturario Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

O que acharam? Faz sentido? Como você está estudando?

Qual é sua melhor e pior matéria????

Gostou? Comenta aí e não deixe de compartilhar!




Receba macetes e dicas sobre o
concurso do BB
e de outros Bancos!









Compartilhar