BB: a última prova de escriturário

Olá, meu caro concurseiro! Se você está estudando para o próximo concurso do Banco do Brasil, já deve saber que o edital saiu no dia 10 de agosto e que serão 860 vagas (entre imediatas e de cadastro de reserva) para os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Se você não está nesses belíssimos estados e não quer se mudar prá lá, não se preocupe, porque estamos esperando outro edital até o fim do ano, com vagas para outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expectativa é de que os editais de abertura dessas seleções sejam divulgados ainda este ano. Acho que é melhor já ir estudando!!
Então, para aqueles que vão fazer o concurso atual, saibam que o edital foi publicado no dia 10 de agosto, as inscrições estão abertas entre 11 e 31 de agosto e podem ser feitas pelo site da organizadora, a tradicional CESGRANRIO. A prova está marcada para o dia 18 de outubro.
Atente para o fato de que além das 70 questões objetivas (múltipla escolha com cinco opções) há uma pequena redação com texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas que vale 100 pontos.

Essa Análise é uma ótima ferramenta para quem está estudando ou quem está voltando aos estudos depois de algum tempo. Meu objetivo é ajudar na identificação dos temas que a banca usou na última prova. Não há garantia de que a CESGRANRIO irá repetir os temas, mas se você olhar nossa Análise anterior e essa, abaixo, terá grandes chances de compreender como a banca costuma pensar.
Lembre-se de estudar os demais temas do edital também, mas dê ênfase aos assuntos que já se mostraram presentes, certo?
Então vamos!

Vamos às matérias:

Os concursos do BB são interessantes na medida em que cada disciplina tem um número de questões e um peso específicos pré-estabelecidos. Não é novidade no mundo dos concursos públicos, mas é interessante por sempre acontecer na seleção de novos escriturários. As disciplinas, e seus respectivos pesos, são os que seguem:

Primeiro, é importante destacar que apesar das disciplinas de conhecimentos básicos serem responsáveis por 30% dos pontos totais da objetiva, esses pontos podem te ajudar a ficar entres as vagas para a sua microrregião. Então, planeje direitinho seus estudos, alocando espaços para todas as disciplinas – e para redação –, assim você consegue cobrir o conteúdo e não será surpreendido com nenhuma matéria ou questão!

A mesma coisa do concurso anterior, como no gráfico abaixo:

As matérias de conhecimentos básicos:

Língua Portuguesa

Nosso querido e nem sempre bem tratado Português é a primeira disciplina da prova, com suas 10 questões. Já sabemos que são 10 as questões da língua-mãe, mas o que cai mais?
Bem, o tema com maior concentração de questões foi a tradicional ‘Compreensão e interpretação de textos’, com quatro questões, seguido por ‘Morfologia’ e ‘Sintaxe’, com duas questões cada. E, na rabeira, tivemos ‘Acentuação Gráfica’ e ‘Ortografia Oficial’, ambas com uma questãozinha. Olha a distribuição aí:

Só para aproveitar, atentem que em ‘Morfologia’ as duas questões foram sobre ‘Verbos’ e em ‘Sintaxe’ tivemos o ‘Uso da crase’ e ‘Concordância nominal e verbal’. Nada de ‘Regência nominal e verbal’, ‘Emprego das classes de palavras’ ou ‘Pontuação’. Não deixe de estudá-los também!
Raciocínio Lógico-matemático

Em regra geral as questões de Raciocínio Lógico–matemático com as mais odiadas. Pra você também?
Mesmo sendo odiada, é bom garantir os 15 pontinhos dessa disciplina, então, arregace as mangas, tome uns goles de café, peça silêncio e manda bala!
A prova anterior teve dois grandes temas: ‘Matemática Básica’, com seis questões, e ‘Matemática Financeira’, com quatro. O gráfico é esse aqui:

Mas vamos destrinchar? Das seis questões de MB, três foram sobre ‘Frações e Porcentagens’, que está sempre presente. As outras três questões foram distribuídas entre três assuntos: ‘Números naturais e inteiros’, ‘Números reais’ e ‘Funções’.
As questões de MF foram concentradas em ‘Juros e Descontos Simples’, com três questões, e uma em ‘Juros e Descontos Complexos’. Você já está craque em juros, certo?
Atualidades do Mercado Financeiro

Isso não é a matéria de ‘Atualidades’ que tanto conhecemos. Não teremos questões de ‘Sociedade Brasileira’, ‘Segurança Pública’ ou ‘Ciência e Tecnologia’. Aqui teremos as atualidades do Mercado Financeiro, que estão divididas, na verdade, em apenas três temas: ‘Sistema Financeiro Nacional’, ‘Dinâmica do Mercado’ e ‘Mercado bancário’. Veja o gráfico:

Atente para o fato desses assuntos serem muito próximos ao de ‘Conhecimentos Bancários’, que veremos mais à frente. Em regra geral, se você estudar bem CB e acompanhar os assuntos internacionais referentes ao sistema econômico (como G-20 e FMI), conseguirá garantir esses pontos. Na prova passada foram três questões sobre SFN, destacando as funções do Banco Central e de caixas econômicas; os demais temas, com uma questão cada, trataram de ‘Economia Internacional’ e de ‘Fundos de Investimento’.
Os conhecimentos Específicos:

Cultura Organizacional

Essa é a primeira das disciplinas de conhecimento específico para Escriturário. Foram apenas cinco questões, mas com peso de 1,5, que faz com que seja bem valiosa para o candidato que quer passar.
Dessas questões, três trataram de ‘Ética’ (incluindo o código de ética do BB), uma foi sobre o ‘Estatuto Social do BB’ e a quinta, sobre os conceitos de ‘Cultura Organizacional’. Veja o gráfico abaixo:

Isso significa que é fundamental dominar os conceitos de ‘Ética’, sejam os conceitos (como ética, moral e valores), nas empresas e na administração pública, seja na codificação dada pelo Banco do Brasil. Além disso, conheça o ‘Estatuto’. Mas não deixe os temas comuns à ‘Administração’ de fora: ‘Cultura Organizacional’ é o nome da disciplina!
Definição de Cultura Organizacional: O conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados pelos membros da organização, refletindo, portanto, a mentalidade que predomina na organização.

Técnicas de Vendas

Foram (e são) 10 as questões sobre ‘Técnica de Vendas’. Essa é uma das funções mais importantes do Escriturário: saber vender e atingir as metas! Então, se liga no gráfico:

Então: foram três questões sobre ‘Noções de Administração de Vendas’, que significa, na verdade, as estratégias, objetivos e metas de venda. Tivemos duas questões sobre ‘Técnica de Vendas’, duas sobre o ‘Código de Defesa do Consumidor’, duas sobre ‘Satisfação e retenção de clientes’, e uma sobre ‘Marketing de Relacionamento’.
Atendimento (focado em Vendas)

Também foram 10 as questões de Atendimento, sendo seis sobre ‘Marketing em empresas de Serviços’ e quatro sobre ‘Ouvidoria’. Veja o gráfico:

Das questões sobre ‘marketing’, tivemos três sobre ‘Técnicas’ e ‘Administração’ de vendas, duas sobre ‘Satisfação do Cliente’ e uma sobre ‘Como lidar com a concorrência’. Enquanto as questões sobre ‘Ouvidoria’ foram, todas, sobre questões legais.
Domínio Produtivo da Informática

Apesar desse nome estranho, essa disciplina é a boa e velha ‘Informática’. Cada uma das cinco questões vale 1,5 ponto e os temas estiveram assim divididos:

Veja que foram apenas três os temas pedidos: duas questões sobre o ‘Microsoft Word’, duas sobre o ‘Windows 7’ e uma sobre ‘Segurança da Informação’.
Não se engane! É preciso estudar ‘Excel’ e ‘PowerPoint’ também. Tabelas costumam cair!
Conhecimentos Bancários

Essa é a disciplina mais teórica do edital. Então, é preciso sentar e estudar!
Das dez questões da prova passada, três foram sobre ‘Produtos e serviços financeiros’, duas sobre ‘Estrutura do Sistema Financeiro Nacional’, duas sobre ‘Garantias do Sistema Financeiro Nacional’, duas sobre ‘Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro’ e uma sobre ‘Mercado de Câmbio’. Veja o gráfico:

Essa disciplina é, sem dúvida, mais extensa do que as demais e inclui, dentre muitos outros, os temas: ‘Comissão de Valores Mobiliários’, ‘Banco Central do Brasil’, ‘Cadernetas de poupança’, ‘Planos de aposentadoria e pensão privados’, ‘Penhor mercantil’, além de legislação e Circulares do Bacen.
Então, se planeje direitinho para poder estudar tudo que é importante!
Língua Inglesa

Essa disciplina tem apenas dois itens no edital: ‘Elementos Gramaticais’ e ‘Compreensão e interpretação de textos’. Só!
Mas, como você verá no gráfico abaixo, um desses temas costuma cair mais. E cai muito mais!

Então, não deixe de lado a ‘Gramática’, mas leia, leia e leia! Assim facilitará sua capacidade interpretativa e estará melhor preparado. O texto da última prova foi retirado do site USNews.com. Por que não ler um artigo de lá de vez em quando?
A resolução de questões deve fazer parte de todas as fases de seu estudo e não apenas da revisão, como alguns acreditam.

Se você não tem as questões para resolver, comece pelas provas anteriores do BB, depois passe pelas provas semelhantes de outros bancos e, por fim, busque provas de cargos similares recentes de outras instituições.
Mas lembre-se de restringir seus estudos aos temas que estão no edital. Não vá estudar tema que não cai, certo? Mesmo que esteja em provas anteriores e similares ao cargo que você deseja. Selecionar as questões certas faz parte do planejamento de estudos.
As provas anteriores de Escriturário do BB podem ser resolvidas online usando esse link aqui. Não é necessário se inscrever nem nada. É só acessar e resolver.
Se você não quiser procurar nem selecionar questões, sugiro que use o Mapa que preparei para o cargo de Escriturário do BB. São mais de 4.000 questões, selecionadas de provas da CESRANRIO e similares, classificadas e avaliadas por professores. Metade do seu trabalho já está pronto e você fica com mais tempo para estudar!
Não deixe de acompanhar seu desempenho e de voltar aos temas estudados. Fazendo isso você estará mais próximo do sucesso!
Sucesso e bons estudos!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.




Receba macetes e dicas sobre o
concurso do BB
e de outros Bancos!
<div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

  <form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
    <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
    <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
    <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="539b0ac2ce5812af75000004">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="54941e13b1b8cc29ca000010">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="bancaria">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="BB">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="medio"> <button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
    </button>
  </form>

</div>


E, se gostou dessa análise, não deixe de comentar e compartilhar!!



Compartilhar