ANTAQ: macetes aprendidos da última prova (parte 1)


Estou trabalhando bastate nos mapas para os concursos das Agências Reguladoras. Afinal, foram publicados os editais da ANATEL e da ANTAQ e espera-se que logo saia o da ANTT.
Nas últimas semanas, então, fiz a Análise do Edital e da Última Prova de Técnico Administrativo da ANATEL e do Edital da ANTAQ. Agora é a vez da Análise da Última Prova da ANTAQ. Escolhi o cargo de Analista Administrativo Qualquer Área.
O objetivo dessas Análises que faço é ajudar no direcionamento e no planejamento dos seus estudos. Vou esmiuçar as questões e avaliar quais os temas a Banca escolheu e como tratou cada um dos centenas de temas que estão no Conteúdo Programático do edital.

Assim, você planeja melhor seus estudos e poderá fazer pequenos ajustes que, se forem deixados de lado, podem custar sua aprovação.
O edital atual foi publicado no dia 17 de julho e é organizado pelo CESPE, tal como o último concurso, de 2009. Em 2014 serão 143 vagas para oito cargos. O de Analista Administrativo Qualquer Área é o Cargo Número Quatro e tem nove vagas. O salário é de R$ 10.543,90 e a jornada, de 40 horas.
As provas serão realizadas em 28 de setembro e consistem de parte objetiva, com 120 questões de disciplinas Básicas e Específicas e de parte discursiva, com texto dissertativo de até 30 linhas sobre conhecimento específico.
As questões objetivas são no estilo CESPE, em que o candidato marca as afirmativas como Certo ou Errado e divididas da seguinte forma: 50 para os Conhecimentos Básicos e 70 para os Conhecimentos Específicos. Olhe as matérias da prova de 2014 abaixo:

  • Conhecimentos Básicos:

    • Língua Portuguesa
    • Língua Inglesa
    • Noções de Direito Administrativo
    • Noções de Direito Constitucional
    • Agências Reguladoras
    • Ética no Serviço Público
  • Conhecimentos Específicos:

    • Administração Financeira e Orçamentária e orçamento Público
    • Licitações, Contratos e Convênios
    • Matemática Financeira
    • Gestão de Pessoas
    • Administração de Recursos Materiais

A prova anterior, por sua vez, foi realizada pelo CESPE e aplicada em 15 de março de 2009, quando também foram oferecidas nove vagas para o cargo de Analista Administrativo Qualquer Área de Formação. A prova foi organizada de forma distinta da atual por trazer três áreas de concentração: Conhecimentos Básicos, formados pelos idiomas Português e Inglês e por Atualidades; Conhecimentos Complementares, com Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Tributário; por fim, os Conhecimentos Específicos, formados por Administração Orçamentária e Financeira, Contabilidade Pública, Licitações e Contratos, Matemática Financeira e Administração de Recursos Materiais e Gestão de Recursos Humanos.

Primeira Vista

Os conhecimentos exigidos entre as duas avaliações são bem semelhantes, apesar de parecer que o Conteúdo Programático de 2014 é mais amplo. É verdade que foram incluídas as disciplinas Ética e Agências Reguladoras, mas em troca retiraram Tributário e pra mim parece que a troca foi excelente!
Além dessas, há a manutenção das disciplinas específicas, com ênfase na parte financeira, orçamentária e licitatória, mas não deixe de estudar matemática financeira e administração.
Sem surpresas, o edital não inova nos conteúdos exigidos e será possível fazer uma prova simples e clara nas habilidades e conhecimentos cobrados.
Vamos às matérias

Língua Portuguesa

Em Língua Portuguesa tivemos 10 questões, sendo que o principal tema foi ‘Sintaxe’, com quatro questões. Em seguida tivemos ‘Correção e Reescrita de Textos’ com 3, ‘Redação de Correspondência Oficial’ com duas e apenas uma questãozinha de ‘Compreensão e Interpretação de Textos’.

Esmiuçando ‘Sintaxe’, pudemos ver que o CESPE deu ênfase à ‘Pontuação’, que teve três questões, enquanto ‘Termos Referentes’ ficou com uma só.
A expectativa é que para esse ano a Banca dê um pouco mais de espaço para ‘Compreensão e Interpretação de Textos’ e continue dando espaço para ‘Correção e Reescrita’, que são temas que caíram bastante nas poucas provas organizadas pelo CESPE esse ano.
Não se esqueça que esses dois temas ‘Interpretação’ e ‘Reescrita’ precisam ser estudados também. A melhor forma de ficar em forma nesse quesito é ler bastante e buscar os significados das palavras mais estranhas dos textos; use o dicionário (e nem precisa ser aquele de papel da quinta série!). Sugiro esses aqui: Michaelis e Aurélio. Leia temas variados, incluindo sempre temas políticos e culturais, os preferidos da banca.
Você está planejando seus estudos direitinho? Saber o que estudar primeiro e não perder tempo com as coisas erradas é fundamental pra conquistar a sua vaga!
É justamente por isso que estou preparando a continuação desta análise, que será mais extensa que essa primeira parte, onde cobrirei em detalhes todas as demais disciplinas da prova.
Se quiser recebê-la direto no seu email quando estiver pronta, basta preencher os campos abaixo e se cadastrar na nossa lista. Você irá receber essa e várias outras dicas e macetes sobre o concurso da ANTAQ e outros correlatos!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.




Receba macetes e dicas sobre o
concurso da ANTAQ
e de outras Agências Reguladoras direto no seu e-mail!
  <div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

    <form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
      <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
      <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
      <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="5321ce19b631e040db000003">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="53cd2689657c3f4ae8000098">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="agencias_reguladoras">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="antaq">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="superior">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="medio"><button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
      </button>
    </form>

  </div>

</div>
<!-- O CÓDIGO DO CTA TERMINA AQUI -->

E, se gostou dessa análise, não deixe de comentar e compartilhar!!



Compartilhar