ANTAQ: macetes aprendidos da última prova (parte 2)


Essa é a segunda parte da Análise da Prova Anterior de Analista Administrativo Qualquer Área de Formação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Para ver a primeira parte, clique aqui.
Na primeira parte, vimos as principais informações das provas de 2009 e 2014, além das primeiras impressões da prova analisada.
Agora, vamos nos dedicar a cada uma das disciplinas da prova anterior, com dicas e macetes que vão te ajudar a estudar para a prova desse ano!
Boa leitura e bons estudos!

Vamos às matérias

Língua Portuguesa

Em Língua Portuguesa tivemos 10 questões, sendo que o principal tema fo ‘Sintaxe’, com quatro questões. Em seguida tivemos ‘Correção e Reescrita de Textos’ com 3, ‘Redação de Correspondência Oficial’ com duas e apenas uma questãozinha de ‘Compreensão e Interpretação de Textos’.
]
Esmiuçando ‘Sintaxe’, pudemos ver que o CESPE deu ênfase à ‘Pontuação’, que teve três questões, enquanto ‘Termos Referentes’ ficou com uma só.
A expectativa é que para esse ano a Banca dê um pouco mais de espaço para ‘Compreensão e Interpretação de Textos’ e continue dando espaço para ‘Correção e Reescrita’, que são temas que caíram bastante nas poucas provas organizadas pelo CESPE esse ano.
Não se esqueça que esses dois temas ‘Interpretação’ e ‘Reescrita’ precisam ser estudados também. A melhor forma de ficar em forma nesse quesito é ler bastante e buscar os significados das palavras mais estranhas dos textos; use o dicionário (e nem precisa ser aquele de papel da quinta série!). Sugiro esses aqui: Michaelis e Aurélio. Leia temas variados, incluindo sempre temas políticos e culturais, os preferidos da banca.
Atualidades

Atualidades não estará na prova deste ano. Uma pena, não é? Essas são questões que os mais antenados sempre faturam, por estarem acompanhado o que está acontecendo no Brasil e no Mundo.

Bem, já que não cai, serei breve: as 10 questões dessa disciplina trataram de um grande tema, que foi a ‘Crise Econômica de 2008/2009’. Nove das 10 questões falaram sobre a crise, suas causas, consequências e componentes; enquanto a décima questão tratou de ‘Política Internacional’ ao se referir às eleições de Barack Obama por ocasião da crise econômica e como estavam relacionados.
Foi uma prova bem interessante e lamento, mais uma vez, não termos Atualidades esse ano.
Língua Inglesa

Em Inglês também tivemos 10 questões e o gráfico abaixo é um dos mais reveladores da prova: =)
Afinal, todas as questões foram sobre ‘Compreensão de Textos’. A parte de ‘Gramática’ também está no edital e deve ser estudada. Acredito, inclusive, que ‘Itens Gramaticais’ devem ser incluídos na prova desse ano, na proporção de 1 para 6. Uma questão de ‘Gramática’ a cada seis de ‘Interpretação’.

Em Língua Inglesa, ainda mais que em Português você deve ler e usar um dicionário toda vez que achar palavras e expressões que não reconheça. Pode usar um dicionário Inglês-Português mesmo, já que não há nenhum tipo de redação em inglês. Use o Michaelis mesmo!
Agora, leia bastante a NewsWeek que é uma das preferidas da banca. Leia um artigo por dia (ou a cada dois) e não se esqueça de buscar as palavras e expressões desconhecidas!
Direito Administrativo

Direito Administrativo é uma disciplina sui generis nessa Análise, já que caiu na parte de Conhecimentos Complementares e na parte de Específicos (como ‘Licitações, Contratos e Convênios’). Eu considerei tudo uma coisa só, pra facilitar a confecção dos gráficos e a explicação abaixo.
Veja o Gráfico:

Pode-se perceber que foram 27 questões de Administrativo, divididas em oito grandes temas. Um deles, o de ‘Licitações’ caiu só na parte específica e falo dele mais tarde. Por outro lado, a parte de ‘Contratos Administrativos’ que deveria cair na específica, caiu na seção Complementar também.
Viu a bagunça? Vinte e sete questões de Direito Administrativo, menos as cinco de ‘Licitações’, menos as quatro de ‘Contratos Administrativos’ da parte específica, são, na verdade, 18. Essas são o que o edital atual chama de Noções de Direito Administrativo e caem na parte Básica da Prova.
A parte Básica teve ênfase no tema de ‘Organização administrativa da União’, com cinco questões, sendo todas elas sobre administração indireta ou sobre agências reguladoras. Tivemos ainda um certo destaque para ‘Serviços Públicos’, com três questões e três sobre ‘Contratos’.
Os demais temas foram corriqueiros e sem surpresas. Tivemos uma questão sobre ‘Princípios Gerais’, duas questões de ‘Atos’, duas de ‘Processo Administrativo’ e duas sobre ‘Regime Jurídico Único’.
Neste ano, dê ênfase à parte referente à ‘Administração Indireta’ e ‘Agências Reguladoras’, que devem cair também na disciplina de Conhecimentos Básicos chamada exatamente de Agências Reguladoras. Suspense! O que será que cai nessa parte?
Também estou vendo um número crescente de questões sobre ‘Convalidação, Anulação e Invalidade’ de ‘Atos Administrativos’. Sugiro um estudo direcionado também deste tema!
Direito Constitucional

Dez porcento de todas as questões da prova de 2009 foram de Direito Constitucional. Doze questões que foram apresentadas sobre cinco temas distintos.

Dois temas foram, no entanto, responsáveis por ⅔ das questões: foram quatro sobre ‘Ordem Econômica e Financeira’ e quatro sobre ‘Organização do Estado’. Estas foram sobre a ‘União e suas competências’, enquanto aquelas sobre os ‘Princípios gerais da atividade econômica’. Esses temas continuam fundamentais para a prova desse ano e devem ser incluídos com bastante carinho em seu planejamento de estudos.
As demais questões foram sobre três temas: duas sobre ‘As Funções Essenciais à Justiça’, uma sobre o ‘Poder Legislativo’ e uma sobre o ‘Poder Judiciário’.
Conversando com nossos professores de direito, chegamos a conclusão que a parte que discorre sobre as ‘Competências da União’ é a mais quente e importante desse ano! Nesse sentido, lembre que os artigos 20 a 24 da Carta Magna são seus melhores amigos!
Contabilidade Pública

AFO e Contabilidade Pública estão sempre juntas, não é? Vamos tratar primeiro da Contabilidade Pública e deixar o orçamento para daqui a pouco.
Foram seis as questões dessa disciplina e posso dizer com bastante convicção que nenhum dos temas foi surpresa para quem estava estudando. Duas questões foram sobre as ‘Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público’, duas sobre ‘Conceitos e princípios básicos previstos na Legislação’, uma sobre ‘Procedimentos Contábeis Orçamentários’ e a última sobre o famigerado ‘Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)’.

Não tenho nem muito o que dizer. Estude as ‘Demonstrações’ com ênfase dada aos Balanços ‘Financeiro’ e ‘Patrimonial’ e o PCASP com destaque para os ‘Lançamentos Contábeis Típicos’, mas não deixe os demais temas de lado, certo?
Administração Financeira e Orçamentária

AFO é uma daquelas disciplinas que muita gente não gosta, não é? Mas para a prova de Analista Administrativo Qualquer Área de Formação da ANTAQ de 2009 foi fundamental conhecer bastante essa matéria. Isso porque foram 22 questões de AFO.
Dois temas foram claramente privilegiados pela banca: os ‘Dispositivos da Lei 4.320/64’, com 11 questões e ‘Orçamento Público’, com 7. As demais questões foram sobre os ‘Dispositivos Orçamentários Constitucionais’, com duas; e ‘Descentralização Orçamentária e ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’ com uma questão cada.

A parte sobre os ‘Dispositivos da 4.320/64’ teve 11 questões distribuídas em oito temas. Os com duas questões foram: ‘Suprimento de Fundos’, ‘Classificação de Receitas Públicas’ e ‘Restos a Pagar’; os demais temas, com uma questão cada: ‘Créditos Adicionais’, ‘Etapas da Execução da Receita’, ‘ Despesas de Exercícios Anteriores’, ‘Classificação de Despesas’ e ‘Programação Orçamentária e Financeira’.
Dentre as seis questões de ‘Orçamento Público’, quatro foram sobre os ‘Sistemas Orçamentários’, duas sobre a ‘Conta Única do Tesouro’ e uma de ‘Princípios Orçamentários’.
Matemática Financeira

A parte de Matemática Financeira poderia muito bem ser chamada de ‘Juros’, já que as três questões trataram disso, como o gráfico abaixo bem ilustra:

Lembre-se que em 2014 também cairá Matemática Financeira! E você deve dominar o cálculo de ‘Juros e Descontos’, tanto os Simples quanto os Complexos, ok?
Administração

Essa é a última disciplina da prova de 2009: Administração, mas podia ser chamada de ‘Gestão de Pessoas’ e estaria perfeitamente nomeada. Afinal, todas as questões foram sobre ‘Gestão de Pessoas’, nada mais, nada menos.
Das 20 questões dessa disciplina, sete foram sobre ‘Treinamento de Desenvolvimento’, sete sobre ‘Análise, descrição e administração de cargos, carreiras e salários’, três sobre ‘Recrutamento e Seleção’ e três sobre ‘Avaliação de Desempenho’.
]
Dominar esses quatros temas levou muita gente a garantir uma nota elevada e passar na prova. Em 2014 as coisas não serão tão claras, já que temos também a ‘Gestão de Materiais’ para nos preocupar. De qualquer maneira, não deixe de estudar esses quatro temas com carinho! =)
Nesse sentido, não deixe para resolver questões em cima da hora. Muita gente deixa pra reolver exercícios só depois de estudar toda a matéria. Não faça isso!! Os exercícios devem fazer parte de todas as fazes do seu estudo.
Quer ver como funciona? Abre o mapa que fiz e resolva umas questões, veja seu desempenho e liste os temas que você mais precisa estudar!
São mais de 8.500 questões selecionadas por professores das 11 disciplinas cobradas no edital desse ano. Se você está um pouco perdido nos estudos ou se precisa readquirir foco, tente o mapa, que você vai se surpeender!
E não se esqueça de olhar usar o Mapa para planejar seus estudos. Faça uma tabelinha e distribua seus horários disponíveis para que estude todas as matérias, mesmo aquelas que você acha mais fáceis.
Sucesso e bons estudos!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.



E, se gostou dessa análise, não deixe de comentar e compartilhar!!


Compartilhar