ANATEL: como foi a última prova de Técnico?


Esse ano de 2014 está bem profícuo para quem quer estudar para os concursos de Tribunais de Justiça e de Agências Reguladoras. Já foram publicados os Editais para os concursos da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e ainda esperamos o da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ouvimos boatos de outras.
Pois bem! Fiz a análise dos editais da ANATEL e da ANTAQ, tratando dos itens formais e dos conteúdos programáticos que esperamos cair. Agora, para ajudar quem está estudando e precisa de um empurrãozinho pra focar e planejar os estudos, fiz a Análise da Última Prova de Técnico Administrativo, realizada pelo CESPE em 2012.

Primeiro é importante distinguir os editais de 2012 e 2014. Os dois concursos foram organizados pelo CESPE/UnB e isso significa que existem características comuns e evolutivas. Comece lendo nossa Série Analisando a Banca: CESPE/UnB.
O Edital de dois anos atrás trouxe vagas apenas para os cargos de Analista e Técnico Administrativos, enquanto o atual tem para Especialistas e Técnico de Regulação. Essa distinção é importante porque demonstra a necessidade de pensar em mais provas e muitos outros conteúdos. Na minha experiência, isso significa que quanto mais cargos, menor será a capacidade inovadora da Banca.
No concurso de 2012 foram 42 vagas de Técnico Administrativo, enquanto no edital atual são 17. Não se assuste, porque é bem provável que chamem mais do que os 17 regulamentares. Além disso, o salário subiu R$ 658,07, indo para R$ 5.418,25.

O número de questões continua o mesmo: 120, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. O que mudou um pouco foi a listagem de disciplinas. Em 2012 foram: Língua Portuguesa, Informática, Ética, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional nos Conhecimentos Básicos e Legislação Específica e Fundamentos Básicos do Setor de Telecomunicações Brasileiro (que vou chamar só de Telecomunicações), Raciocínio Lógico e Noções de Administração (que contém Arquivologia), nos Conhecimentos Específicos.
No edital atual as disciplinas são poucas: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional, enquanto os Conhecimentos Específicos cobram apenas Noções de Administração (com Arquivologia).
Mais um indício da minha teoria da diminuição da inovação quando se tem que gerir um concurso amplo como o atual, com 15 cargos.
Muito bem! Qual a função desta Análise? Ajudar na compreensão dos conteúdos programáticos, com indicação de temas quentes e na interpretação dada pela banca.

Primeira Vista

A prova de 2012 foi bem ampla, com 10 matérias sendo cobradas, apesar de só oito estarem no edital. Já falei que as Noções de Administração incluíram Arquivologia. Mas houve também houve um agente secreto em Telecomunicações, que foram as quatro questões sobre Regulação.
Regulação é uma mistura de parte de Direito Administrativo com parte Economia e Legislação Específica, que trata do surgimento, evolução e características das regras de regulação exercidas pelas Agências nacionais (ANATEL, ANTAQ, ANTT, por exemplo). No concurso de 2014 essa parte cai em todos os demais cargos, sendo chamada de Agências Reguladoras (inclui uma parte de teoria da Regulação.
Das 50 questões de Conhecimentos Básicos, 13 foram de Língua Portuguesa (10,8%), 11 para Noções de Direito Administrativo (9,2%) e 11 para Noções de Direito Constitucional (9,2%), nove de Informática (7,5%) e seis de Ética (5%), para um total de 41,7% dos 120 pontos da prova toda.
A parte Específica ficou assim: 10 questões de Raciocínio Lógico (8,3%), quatro de Regulação (3,3%), oito de Arquivologia (6,7%), 19 de Telecomunicações (15,8%) e 29 de Noções de Administração (24,2%).
Olha o gráfico com todas as Disciplinas da Prova (o número em cada “fatia” é a quantidade de questões por disciplina, enquanto a porcentagem vem abaixo do nome da matéria):

Vamos às Disciplinas

Só pra lembrar que separei as questões por Disciplina e não fiz a distinção formal do edital. Isso quer dizer, por exemplo, que Arquivologia está separado de Noções de Administração, certo?
Vamos lá!
Língua Portuguesa

Foram 13 questões de Língua Portuguesa, ou 10,8% da prova. Diversos foram os temas cobrados, com destaque para ‘Redação de Correspondência Oficial’, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, com quatro questões; ‘Sintaxe’ com três e ‘Morfologia’ com duas; e ‘Tipologia Textual’ ‘Correção e Reescrita de Textos’, ‘Interpretação de Textos’ e ‘Acentuação Gráfica’ com uma cada.

Percebemos que não houve grande concentração de questões em um dado tema. O fato de ‘Compreensão e Interpretação de Textos’ ter tido apenas uma questão questão é condizente com uma linha de pensamento comum no ano de 2012, mas acredito que este tema será abordado de forma um pouco mais intensa na prova deste ano.
A parte de ‘Sintaxe’ e de ‘Morfologia’ é aquela que nos lembra do período entre a 5ª e 7ª séries (acho que agora são numeradas 6ª a 8ª, já que vai até a 9ª, certo?). Em 2012 as questões destes temas foram sobre os assuntos: ‘Análise Sintática do Período’, ‘Uso da Crase’ e ‘Vozes do Verbo’, na parte de ‘Sintaxe’ e ‘Conjunções’ e ‘Tempos e Modos Verbais’ na parte de ‘Morfologia. Essa parte, tal como aquela sobre ‘Redação Oficial’ deve ser estudada recorrentemente, já que a chance de cair é bem razoável.
Não se esqueça de estudar ‘Interpretação’ também! Mas como? Lendo cotidianamente e refletindo sobre o texto. Vá ao dicionário e pesquise as palavras que que não entendeu; faça da leitura um hábito e acompanhe os principais temas da política e da sociedade. Isso certamente vai ajudar!
Informática

A parte de Informática, com 9 questões (ou 7,5% da prova), foi bem concentrada nos temas abordados. Foram duas questões sobre ‘Navegadores de Internet’, destacando o Mozilla Firefox. Nenhuma sobre o Internet Explorer! Vamos torcer para que todas as provas de Informática sejam assim!

As demais questões foram sobre ‘Sistemas Operacionais’, cobrando três sobre ‘Windows’ e quatro sobre ‘Linux’. Achamos que conseguimos ir bem na prova de Informática só por sermos usuários cotidianos de computador. Não é tão fácil não! Tem que estudar!
Só não precisa estudar Informática para a prova da ANATEL desse ano, já que não vai cair!
Ética

Ética é uma parte bem curiosa e não cai no concurso desse ano. Em 2012, foram seis questões, sendo três sobre ‘Ética e Função Pública’, duas sobre ‘Ética na Administração Pública’ e uma sobre ‘Ética e democracia: exercício da cidadania’.

Estou tão feliz quanto vocês que isso não cai na próxima prova! Vamos adiante!
Noções de Direito Administrativo

Foram 11 questões de Noções de Direito Administrativo, sendo cinco os temas abordados: ‘Agentes Públicos’ e ‘Atos Administrativos’, com três questões cada; ‘Regime Jurídico Único’ e ‘Poderes Administrativos’, com duas cada; e ‘Processo Administrativo’, com uma.

Olhando um pouco mais a fundo dá prá perceber que ‘Extinção e Convalidação’ de ‘Atos’ é um tema que teve duas questões e que está na moda. Vale a pena dar uma olhada especial nesse tema. Além dele, não deixe de dominar os ‘Poderes Administrativos’, que são cobrados recorrentemente quando se fala de Agências Reguladoras.
E, na frente de todos os temas e assuntos de Direito Administrativo, veja ‘Organização Administrativa do Estado’, com os órgãos da administração direta e indireta e as Agências Reguladoras. Esteja avisado!
Noções de Direito Constitucional

A parte de Noções de Direito Constitucional teve o mesmo peso de Administrativo, com 11 questões e 9,2% dos pontos da prova. As questões foram distribuídas por seis temas, sendo o maior destaque dado para ‘Direitos e Garantias Fundamentais’ e ‘Poder Judiciário’, com três questões cada; duas questões no tema ‘Constituição: Conceito e Classificações’; e ‘Administração Pública’, ‘Organização do Estado’ e ‘Poder Legislativo’ com uma questão cada.

Em Constitucional não é possível fazer muitas previsões, mas é interessante ter certeza de incluir em seu planejamento a parte de ‘Direitos e Garantias Fundamentais’ e a de ‘Administração Pública’, que são as mais presentes de toda a Carta Magna nas provas de nível médio.
Agora começamos a parte de Conhecimentos Específicos. Lembre-se que são 70 questões!
Telecomunicações

Dais quais, 19 trataram sobre Legislação Específica e Fundamentos Básicos do Setor de Telecomunicações Brasileiro, que estamos chamando só de telecomunicações. Dezenove questões significam 15,8% do total da prova. E como era a matéria mais diferente, muita gente se deu mau!
Esse ano não cai Telecomunicações na prova de Técnico Administrativo, mas cai em outros cargos. Então vou tentar ser útil para esse pessoal também!
Foram três os temas abordados. E é fundamental dizer que estes SÃO os temas mais importantes dessa matéria, apesar de outros existirem também. Das 19 questões, oito foram sobre a ‘Lei Geral das Telecomunicações’, a Lei nº 9.472/1997; sete foram sobre as Resoluções que criam e modificam o ‘Regimento Interno da ANATEL’; e, por fim, quatro questões sobre o ‘Regulamento da ANATEL’.

Nenhum desses temas é divertido, mas há chance de caírem nas provas dos cargos de Nvel Superior e de Técnico em Regulação. Se estiver estudando para estes cargos, esse tema tem que fazer parte da sua vida!
Regulação

De forma complementar à Disciplina Anterior, a disciplina Regulação também não fará parte dos conteúdos de Técnico Administrativo, mas dos demais. Foram somente quatro questões em 2012 e três delas sobre o mesmo tema: ‘Órgãos reguladores no Brasil: histórico e característica das autarquias’; enquanto a outra questão foi sobre ‘As agências reguladoras: princípios’.

Se você está estudando para os cargos de Nível Superior (Analista ou Especialista) ou para Técnico em Regulação, estude bem esses assuntos.
Raciocínio Lógico

Normalmente cobrado como conhecimento básico, Raciocínio Lógico veio em 2012 como Específica. Esse ano ele não foi convidado! =)

Bem! Foram 10 questões, sendo cinco de Raciocínio Lógico propriamente; três sobre ‘Teoria de Conjuntos’ e duas sobre ‘Análise Combinatória’. Acredito que esse ano ninguém fará prova de Raciocínio Lógico. Beleza, né?
Arquivologia

Lembre-se que Arquivologia cai dentro de Noções de Administração. Em 2012 foram oito questões desse tema frente 29 de Administração propriamente. Não acho que a proporção será a mesma em 2014 (8/37 = 21,6%), devendo ficar perto de 12 questões.
Não houve suspense ou surpresas na parte de Arquivologia. Foram quatro temas: ‘Gestão de Documentos’, com quatro; ‘Conceitos’, com duas; ‘Ciclo Vital’ e ‘Legislação’ com uma cada.

É importante esmiuçar a parte de ‘Gestão de Documentos’, que é a que geralmente cai mais. Três das quatro questões foram sobre ‘Funções Arquivísticas’ (‘Preservação’, ‘Arranjo’ e ‘Avaliação e Destinação’) e uma sobre ‘Protocolo’. Além dos assuntos referentes à ‘Gestão de Documentos’, sugiro o estudo de ‘Digitalização de Documentos’, pois acho que os setores mais organizados do governo estão usando ténicas de ‘Gestão Eletrônica de Documento’. Bem, é um palpite.
Noções de Administração

Foram 29 questões de Administração, ou seja: 24,2% da prova. Em 2014 as proporções serão ainda maiores, o que faz com que essa matéria seja a maior importante nos seus estudos. Estude, estude, estude e revise Administração até que você sonhe com isso!

Essas questões foram divididas em três grandes temas. Empatados na frente, com 11 questões cada, tivemos ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Administração de Recursos Materiais’; o terceiro tema é de ‘Administração Geral’, com sete questões. Vamos esmiuçar cada um desses temas!
A parte de ‘Gestões de Pessoas’ trouxe um tema em grande destaque: ‘Atendimento ao Público’, com cinco das 11 questões. Em seguida, com uma questão cada, vieram os temas ‘Liderança’, ‘Avaliação de desempenho’, ‘Conceitos básicos’, ‘Trabalho em equipe’, ‘Gestão de conflitos’ e, por fim, ‘Gestão de clima organizacional’.
‘Administração de Recursos Materiais’, por sua vez, não teve um grande tema em destaque.
Tivemos duas questões em cada um dos assuntos: ‘Recebimento e armazenagem’, ‘Classificação de materiais’, ‘Gestão de estoques’ e ‘Gestão patrimonial’. As três questões remanescentes ficaram com os temas: ‘Distribuição de materiais’, ‘Compras’ e ‘Compras no setor público’.
O último grande tema da prova (e dessa Análise) é o de ‘Administração Geral’, cujos temas foram: ‘Processo organizacional’ com duas questões; e ‘Teorias Administrativas: Principais Escolas’, ‘Departamentalização’, ‘Tipos de estrutura organizacional’, ‘Cultura organizacional’ e ‘Gestão da Qualidade’.
Separei essa última prova pra você resolver on-line, sem cadastro, sem nada. Na verdade, você pode resolver um bocado de provas do CESPE aqui.
Mas, se você estiver falando sério quando diz Vou Estudar! eu acho que o Mapa para Técnico Administrativo da ANATEL que montei com mais de 7.600 questões é muito mais útil, porque nossos professores selecionaram as questões que devem ser estudadas.

Também montei mapas para os cargos:
Cargo 1: Analista Administrativo - Especialidade: Administração Cargo 2: Analista Administrativo - Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação
Cargo 3: Analista Administrativo - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Cargo 4: Analista Administrativo - Direito
Cargo 6: Analista Administrativo - Suporte e Infraestrutura de Tecnologia da Informação Cargo 8: Especialista em Regulação - Contabilidade
Cargo 12: Especialista em Regulação - Direito Cargo 13: Técnico Administrativo - Especialidade: Administrativo

É só usar esse link aqui e selecionar o mapa que você quer usar!
E não se esqueça de olhar usar o Mapa para planejar seus estudos. Faça uma tabelinha e distribua seus horários disponíveis para que estude todas as matérias, mesmo aquelas que você acha mais fáceis.

Sucesso e bons estudos!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.



E, se gostou dessa análise, não deixe de comentar e compartilhar!!






Receba macetes e dicas sobre o
concurso da ANATEL
e de outras Agências Reguladoras direto no seu e-mail!
<div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

  <form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
    <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
    <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
    <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="529de72d849ed1c9a300000b">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="53ada2d8e132ffcf36000002">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="agencias_reguladoras">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="anatel">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="superior">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="medio"><button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
    </button>
  </form>


Compartilhar