Análise da prova anterior: TRT 2ª TJAA

Quase seis anos após o último concurso, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) realizará nova seleção. O edital foi publicado em dezembro do ano passado e a prova será realizada no último domingo de fevereiro deste ano (23/2).
Uma das mais valiosas informações para os candidatos de concursos públicos é a recorrência e regularidade dos temas usados pelas bancas em provas anteriores e semelhantes. Resolver questões é fundamental, mas primeiro é preciso compreender a banca e seus temas preferidos.

Portanto, vamos à analise da prova para Técnico Judiciário: Área Administrativa.


Acredito que saber como foi dividida a última prova pode ajudar na preparação daqueles que estão estudando para o cargo. Ainda mais pelo fato de a banca organizadora não ter sido alterada. Compilei, então, os dados da prova anterior, realizada pela FCC em 2008.

Para resolver a última prova de TJAA do TRT-2ª, clique aqui. E aqui para conhecer nossa análise da banca.

Essa prova foi composta por 60 questões de múltipla escolha, na seguinte proporção:



Vamos, agora, à análise das disciplinas:



Nas provas da FCC, o Português é normativo, enquanto outras bancas aceitam a utilização sub normativa ou contemporânea da língua. No concurso de 2008, a boa capacidade interpretativa e o domínio da sintaxe foram primordiais para o bom desempenho na prova. A regência, os tempos e os modos, também frequentes em provas da FCC, foram percebidos naquela prova. Outros temas tratados foram pontuação e pronomes. Não houve novidades na disciplina e, se você está estudando rigorosamente para provas da FCC, não será preciso alterar o foco.



A breve prova de Raciocínio Lógico e Matemático trouxe apenas cinco questões. A parte que é propriamente de Raciocínio Lógico destacou sequências de números, figuras, letras e palavras e, em segundo lugar, Lógica Proposicional. A parte de Matemática, por sua vez, não apresenta maiores dificuldades, já que trouxe duas questões nas quais foram tratados os assuntos ‘Equações do 1º Grau’ e ‘Regra de Três’. Muito provavelmente a prova de 2014 não será tão simples e dará maior atenção aos diagramas lógicos e à lógica de predicados.

A parte de Informática Básica deu ênfase às ferramentas do BrOffice (Writer e Calc), lembrando também, de Gerenciamento de Arquivos, Protocolos de Rede e Correio Eletrônico. A FCC destaca as interpretações e os usos funcionais da disciplina buscando aferir se o candidato domina os conceitos e a tecnologia cobrados. Nesse sentido, o uso de tecnologias recorrentes, como ferramentas de produtividade ou suites de escritório e sistemas operacionais, se torna presente nas provas de Informática.

Não há prova de informática para TJAA em 2014. (Ufa!)

Direito Constitucional é uma daquelas matérias sempre presentes e de grande utilidade para o concurseiro. Em 2008 foram sete questões, das quais cinco tratavam do assunto ‘poderes públicos’. O Poder Legislativo e o Executivo tiveram duas questões cada (sobre a Câmara, o Congresso, o Presidente e o Conselho da República), enquanto o Poder Judiciário ficou com uma (sobre o STF). Essa tem sido uma característica recorrente dos concursos mais difíceis: desorientar o candidato com tema previsível, nesse caso, o Poder Judiciário, seus órgãos e competências e, em especial, Tribunais e Juízes do Trabalho. ‘Administração Pública’ e ‘Direitos e Deveres Individuais e Coletivos’ fecharam a prova de Constitucional.

Pouco maior que a prova de Constitucional, a de Direito Administrativo trouxe nove questões, que estavam concentradas na ‘Lei 8.112/90’ e no ‘Regime Jurídico Único do Servidor Federal’. As cinco questões trataram de ‘Vencimento e Remuneração’, ‘Férias’, ‘Direito de Petição’, ‘Proibições’ e ‘Responsabilidades’. Como essa é a lei mais estudada para os cargos administrativos, não me preocupo. Ainda houve três questões de ‘Atos Administrativos’ e de ‘Processo Administrativo’. A prova não cobrou ‘Licitação’ ou ‘Contratos’, no entanto. Na prova de 2014 os candidatos não deverão ser tão sortudos, pois as Leis nº 8.666/93 e nº 10.520/2002 deverão estar presentes, juntamente com a da ‘Improbidade Administrativa’ (Lei n° 8.429/1992), temas que ganharam ainda mais espaço nos últimos anos.

As questões de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho perfizeram 14 ao todo, praticamente ¼ da prova, dividida meio-a-meio. As sete questões de Trabalho foram concentradas em ‘Salário e Remuneração’ e ‘Jornada de Trabalho’, com uma única questão sobre ‘Prescrição’. Os temas foram os da ‘Equiparação’ e ‘Irredutibilidade do Salário’ e ‘Salário-família’, ‘Trabalho Extraordinário’, ‘Intervalo Intrajornada’, ‘Trabalho Noturno’ e ‘Prescrição’.

Analisando todas as provas da FCC que temos, os temas mais recorrentes em provas de Direito do Trabalho da FCC são:

  1. Jornada de trabalho
  2. Salário e remuneração
  3. Direito Coletivo do Trabalho
  4. Extinção do contrato de trabalho
  5. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho

A última disciplina da prova de 2008 é a de Direito Processual do Trabalho. Uma matéria fundamental para Técnicos Judiciários dos TRTs. Dessas questões, os temas da ‘Organização e Competência da Justiça do Trabalho’, a ‘Execução e o Processo Judicial do Trabalho’ tiveram duas questões cada e uma única questão para ‘Recursos no Processo do Trabalho’.

De acordo com nossa análise das provas da FCC, os temas mais frequentes de Direito Processual do Trabalho nas provas da FCC são:

  1. Dissídios individuais
  2. Processo judiciário do trabalho
  3. Recursos no processo do trabalho
  4. Execução
  5. Justiça do trabalho - Organização e competência

Lembre-se que no edital atual também são cobradas ‘Noções de Gestão Pública’, incluindo:

  • Processo organizacional
  • Gestão Estratégica
  • Governança e governabilidade
  • Processo de Planejamento na Administração Pública
  • Gestão da Qualidade
  • Resoluções do Conselho Nacional de Justiça

Por Fim, planeje seus estudos para que consiga incluir todas as disciplinas em sua semana! Estude o edital e veja quais temas caíram mais. Isso não garante que voltarão a cair na mesma proporção, mas não se esperam surpresas no dia da prova. Estude e resolva questões sempre!

Planeje. Estude. Revise. Passe!

Sucesso nos estudos!

O que acharam? Como estão estudando?

Leia também:

- O que esperar das provas do concurso do TRT da 2ª Região - SP
- Por dentro do TRT 2ª Região - São Paulo
- A trajetória de uma aprovada para o TRT da 2ª Região - São Paulo

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

Compartilhar