A última prova de Agente da Polícia Federal


Análise da prova de Agente da PF, de 2012: saiba o que mais caiu e o que mais deve ser estudado!
Ouvindo o pedido da Polícia Federal, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou em 27 de março de 2014 a Portaria nº 101/2014, que autoriza 600 vagas de Agente de Polícia.
As 600 vagas de Agente da Polícia Federal fazem parte de um plano mais amplo que traz, ainda, 450 vagas de Escrivão e 150 de Delegado Federal. Esperamos, então 1.200 novas vagas, ao todo, de servidores da DPF.
Mas, para aqueles que almejam uma dessas vagas, o que é mais importante? Estudar! Como? Com foco! Partindo de onde? Do último edital, da última prova, de questões semelhantes!!
O último concurso para Agente de Polícia da PF foi realizado em 2012, pelo CESPE, quando 500 vagas foram oferecidas e 506 candidatos foram convocados. O vencimento é, atualmente, de R$ 7.514,33, mas espera-se aumento de 15,8%, sendo 12% já em julho e o restante em 2015. É necessário, no entanto, alterar tanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 quanto a Lei Orçamentária Anual (LOA), temas que deverão ser incluídos em seus estudos!
Não espero grandes alterações no próximo edital, que deve seguir as linhas gerais do anterior, composto por prova objetiva, discursiva e de aptidão física, com o período de formação na Academia fazendo parte do processo seletivo.
Naquele edital, lançado em março de 2012, a prova objetiva foi composta por 120 questões (do estilo CESPE, de certo e errado, com uma resposta em desacordo com o gabarito anulando uma correta) as disciplinas exigidas foram as seguintes:

  • Português
  • Informática
  • Contabilidade
  • Direito Processual Penal
  • Atualidades
  • Raciocínio Lógico e Matemático
  • Administração
  • Economia
  • Direito Penal
  • Legislação Especial
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional

Quanto aos conteúdos propriamente, acredito que saber o que caiu mais pode ajudar muito na hora de preparar os estudos; da mesma forma, saber o que já foi cobrado pode orientar o estudante que ainda está perdido. Essa foi uma preocupação constante na hora de montar o Mapa de Agente.
Com a proximidade do lançamento do edital para um novo concurso de Agente da PF, é importante saber quais os conhecimentos e interpretações foram exigidos no último certame, especialmente como caem as matérias mais relacionadas à atividade policial, como Direito Penal, Processo Penal e a parte de Legislação Especial.
Então, considere os conteúdos abaixo com bastante carinho na hora de preparar seu cronograma de estudos!

Primeira vista

Começamos distinguindo o que eu chamo das três grandes áreas do edital. A primeira é a de matérias básicas e mais “comuns e conhecidas”. São elas: Português, Informática, Raciocínio Lógico e Atualidades. Essas matérias foram responsáveis por quase metade da prova, cerca de 48%, ou 58 pontos. Apesar de não serem as mais difíceis das matérias, não podemos deixá-las de lado, afinal, quem pode prescindir de 48%?
Em segundo lugar, com 29% dos pontos, estão as disciplinas do Direito, desde as mais fortemente associadas à atividade policial, como Processo Penal, Penal e Legislação Especial, quanto Administrativo e Constitucional (que poderiam, inclusive, estar na área Básica, acima). Foram 35 questões dos Direitos, incluindo algumas mais complicadinhas. Veremos mais sobre cada disciplina abaixo.
Por fim, e com o menor número de questões, estão as ciências humanas aplicadas, como Contabilidade, Economia e Administração. Das 120 questões da prova objetiva, 22,5% são dessas disciplinas. Ao todo, foram 27 questões.

Com essa primeira visão da prova, já podemos considerar que as matérias básicas não podem ser minimizadas na hora de planejar seus estudos. Na verdade, acho que essas são boas matérias para começar a estudar, afinal, todos já as vimos algumas vezes em nossa vida, certo? Em seguida, devem ser incluídas os direitos, mas não se esqueça da economia e da contabilidade, que são matérias que geralmente não estudamos por aí.

Vamos às matérias:



Português

As questões de Língua Portuguesa representaram pouco mais de 21% na prova de 2012. O tema que mais foi cobrado foi o de ‘Redação de Correspondência Oficial’, com 9 das 26 questões, ficando na frente tanto da ‘Sintaxe’ e de ‘Compreensão e Interpretação’, que são, geralmente, os temas mais cobrados. É importante destacar que apenas um dos temas de ‘Sintaxe’ teve mais de uma questão: ‘Análise sintática do período composto’.
As demais questões foram sobre ‘Correção e Reescrita de Textos’, ‘Morfologia’ e ‘Semântica’, não havendo grandes surpresas sobre os temas cobrados a não ser a importância dada à ‘Correspondência Oficial’.


Lembre-se que o CESPE gosta bastante de trazer questões sobre funções dos termos “que” e “se”, conjunções e termos referentes. As duas questões de ‘Morfologia’ demonstraram, de alguma maneira, essa preferência.
Tive bastante cuidado ao buscar as questões para o Mapa que preparei! Consegui 359 questões de ‘Correspondência Oficial’, 583 de ‘Compreensão e Interpretação’ e 551 de ‘Morfossintaxe’ variada. São, até agora, 2172 questões de português e são todas úteis!.
Fique de olho nesses tópicos na hora de estudar!



Informática

Foram 14 questões de Informática, divididas nos mais diversos temas da disciplina. O tema que mais teve questões foi o de ‘Sistemas Operacionais’, com ênfase no ‘Microsoft Windows’ e no ‘Gerenciamento de Arquivos’. Nada de Linux nessa prova, para a felicidade de muitos! Na parte de suite de escritório foram duas questões de ‘Excel’, enquanto em ‘Internet’ cairam os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.
As duas questões mais fora do padrão foram as duas sobre ‘Firewall’. Tenho a impressão que a parte de ‘Segurança da Informação’ deve ganhar mais espaço na próxima prova, devido aos eventos relacionados à espionagem da NSA americana e à violação de protocolos e redes de comunicação. Não deixe de estudar bastante as questões de ‘Segurança da Informação’.



Atualidades

A parte de atualidade do CESPE é interessantíssima, devido a parte final do contúdo no edital: “suas inter-relações e suas vinculações históricas”. Esse fragmento significa que as “atualidades” cobradas podem não ser tão atuais assim, mas são, certamente, importantes!
Como acontece normalmente, o tema mais cobrado foi o de ‘Política e Relações Internacionais’, sobre a Colômbia, a 6ª Cúpula das Américas e tráfico de drogas. Só isso já me diz que decisões e eventos latino-americanos devem ser acompanhados de perto pelos candidatos. O segundo tema mais cobrado foi o de ‘Ciência e Tecnologia’, que cobrou a relação entre ‘Inovação Tecnológica’ e ‘Desenvolvimento’. Os demais temas tiveram apenas uma questão cada.
Da mesma forma que devem estar presentes na parte de Informática, as questões relacionadas à espionagem e à NSA devem fazer parte da prova de Atualidades.



Raciocínio Lógico e Matemático

Raciocínio Lógico é uma matéria bastante temida por muitos estudantes, principalmente aqueles que ainda não pegaram as manhas das provas. Mas, no caso específico da prova de Agente da Polícia Federal de 2012, não houve motivo para pânico. A prova foi simples e abordou apenas três assuntos: ‘Lógica de Predicados’, ‘Análise Combinatória e Probabilidades’ e ‘Teoria dos Conjuntos’. A ‘Lógica dos Predicados’ também é conhecida como ‘Lógica de 1ª Ordem’.E será a primeira coisa a ser estudada quando se estiver no tempo dedicado ao Raciocínio Lógico.

rlm

Direito Processual Penal

Chegamos à parte que considero central nos estudos para a prova de Agente: os Direitos! Dentre as cinco disciplinas de Direito cobradas na última prova, a que mais possuiu questões foi a de Processo Penal. Foram nove questões, sendo três sobre ‘Provas’ (com questões de ‘Exame de Corpo de Delito’, ‘Ofendido’ e ‘Testemunhas’), três sobre ‘Prisões’ (‘em Flagrante’ e ‘Preventiva’), duas sobre ‘Inquérito Policial’ e uma sobre ‘Acusado e defensor’.
Me parece que as considerações “mais policiais” do CPP foram mais cobradas. Caso confirmado, acho que devem estudar ‘Prisões’, ‘Provas’ e ‘Inquérito’ primeiro que os demais temas. Lembre-se que não é necessário estudar na ordem do Código! Tem que estudar na ordem de importância do tema: do mais importante para o ordinário! Nessa ordem, separei 45 questões de ‘Inquérito’, 44 de ‘Prisões’ e 38 de ‘Provas’.



Direito Penal

Penal foi quase tão cobrado quanto Processo Penal. Foram oito questões que trataram sete temas distintos. Duas questões foram sobre os ‘Princípios do DP’, enquanto os outros seis temas tiveram apenas uma questão cada.
Como regra, acho que a ‘Teoria do Crime’ e a ‘Parte Especial’ do Código Penal merecem atenção redobrada, principalmente os ‘Crimes Contra a Administração Pública’, que aparecem cada vez mais nas provas do CESPE. Acho que a seção sobre ‘Inviolabilidade dos Segredos’ tinha que estar no conteúdo programático, mas não está!
Por fim, como a matéria se chama, na verdade, ‘Noções de Direito Penal” é importante ter confiança nos ‘Princípios do DP’ e na ‘Aplicação da Lei Penal’.



Legislação Especial

Essa é a parte de Legislação Especial ou Extravagante e consiste em sete questões sobre os aspectos penais e processuais de leis específicas. Foram sete questões e seis leis distintas.
Duas questões sobre o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que é uma das leis mais “quentes” para este tipo de prova. Caíram, também, o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei n.º 11.343/06), o Estatuto do estrangeiro (Lei nº 6.815/1980), Crimes de tortura (Lei nº 9.455/1997), Vigilância e Segurança privada (Lei nº 7.102/1983) e Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Não está sendo fácil selecionar as questões de Legislação! É muito comum conseguir questões muito específicas e, portanto, pouco objetiva para a PF. Consegui 96 questões e continuo buscando. O Mapa está bem organizado!



Direito Administrativo

Como eu disse anteriormente, o Direito Administrativo poderia entrar na parte de matérias básicas dos concurseiros, mas está aqui por ser do Direito. Foram seis as questões dessa disciplina, tratando de temas variados, passando pelos sempre presentes ‘Licitações’ e ‘Regime Jurídico Único’. Essa não é uma dica que precise ser dada, mas avalie seus conhecimentos acerca das Leis nº 8.666/1993 e nº 8.112/1990 e estude, revise e estude de novo. Essas são as mais prováveis de cair! De um pouco de atenção, também, à questão da ‘improbidade Administrativa’, já que a PF tem ganho especial importância nessa seara.
A dica, é, na verdade: nas provas de Administrativo do CESPE existe uma forte utilização de
interpretações doutrinárias, de análises situacionais e do uso de jurisprudência e das súmulas dos tribunais superiores. Então saber só a letra da lei pode não ser suficiente! Estude um pouco mais!



Direito Constitucional
Em
Direito Constitucional, de forma distinta do Administrativo, o CESPE segue uma tradição de privilegiar a “letra da lei” e as interpretações do STF e do STJ. Quando foi a última vez que você abriu a Carta Magna?
Foram apenas cinco questões de Constitucional e três os temas abordados. O que merece atenção primária é o Título V, Capítulo III da CF 88: ‘Da Segurança Pública’. Especialmente pelo item I do art. 144 listar a Polícia Federal. O segundo tema foi o de ‘Direitos e deveres individuais e coletivos’ e, com apenas uma questão, ‘Presidente e Vice-Presidente’. A seção sobre o Poder Executivo não pode ficar de fora do planejamento inicial, certo?



Essas são as três últimas disciplinas da prova objetiva: Contabilidade, Administração e Economia. São aquela seção que chamei de “Administrativas” ou ciências humanas aplicadas. Vamos às últimas 27 questões da prova:
Contabilidade
Você já estudou
Contabilidade? Muitos que disserem “não” vão associar esta disciplina a de Raciocínio Lógico, com números e fórmulas e conceitos que não fazem tanto sentido assim, certo? Alguns dizem: se eu quisesse fazer prova de contabilidade, me inscrevia na prova de Perito e não de Agente.

Bem, não vai ter jeito e você vai ter que passar pela Contabilidade. Mas olhe pelo lado bom: só costumam pedir Contabilidade Geral. Na prova de 2012 caíram 11 questões, que os contadores disseram estar bem fáceis. Destas 11, quatro foram sobre ‘Patrimônio’ e quatro sobre ‘Balanço patrimonial’, duas sobre os ‘Princípios da Contabilidade’ e uma sobre Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE). Ao preparar o Mapa, me deparei com diversas questões sobre ‘Balanço Patrimonial’, mas muitas não muito úteis para a PF, então, depois de um tempo, consegui separar 122!! Resolve aí!



Administração
Essas questões de
Administração foram engraçadas, porque não pediram só a parte clássica da Administração, mas incluíram Administração Pública e Administração Financeira e Orçamentária. Isso quer dizer que você tem que saber de ‘Departamentalização’, de ‘Evolução da Gestão Pública’, dos ‘Dispositivos da Lei nº 4.320/1964’ e da ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’.
Divida o tempo de Administração entre as três sub-disciplinas e estude todas elas, com ênfase nas questões de AFO, que na última prova foi responsável por metade das questões.



Economia
Finalmente, chegamos à última das 12 disciplinas dessa prova. Em vez de
Economia, essas oito questões poderiam receber a alcunha de Macroeconomia, já que esta é a única divisão das Ciências Econômicas que cai.



Agora que você viu as distribuições das questões por disciplina e por temas, não esqueça que considerar isso tudo no seu planejamento.
Por fim, planeje seus estudos para que consiga incluir todas as disciplinas em sua semana! Estude o edital e veja quais temas caíram mais. Isso não garante que voltarão a cair na mesma proporção, mas não se esperam surpresas no dia da prova.
Estude e resolva questões sempre!

Comece por aqui: [
dê olhada no Mapa que preparei especialmente para o concurso de Agente da Polícia Federal](http://app.mapadaprova.com.br/mapas/new?pid=511cda2ad580670200001b8b&utm_campaign=20140610_analise_ultima_agente_pf&utm_source=blog&utm_medium=blog). São mais de 8.300 questões classificadas por professores, em todas as matérias do último edital. Tivemos bastante cuidado na elaboração desse Mapa e selecionamos questões que vão ajudar muito nos estudos. São questões de todas as disciplinas, até das mais difíceis! Dá uma olhada e me diz o que achou!Acho que esse mapa vai te ajudar muito! Veja seu desempenho por disciplina, por tema ou subtema. Veja o que você precisa priorizar. Veja o que precisa estudar com força! Planeje. Estude. Revise. Passe! Sucesso nos estudos!

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

O que acharam? Faz sentido? Como você está estudando?
Qual é sua melhor e pior matéria????
Gostou? Comenta aí e não deixe de compartilhar!**







Receba macetes e dicas sobre o
concurso da Polícia Federal
e de outros cargos policiais direto no seu e-mail!
<div style="float:left;width:277px;background:#FFFFFF;border-radius:8px;font:13px FacitWeb-light,helveticaneue57,helvetica;padding:16px;">

  <form action="http://app.mapadaprova.com.br/assinaturas_email"; method="post" >
    <input type="text" name="nome" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="nome">
    <input type="text" name="email" style="background:#fff;width:262px;background: #EDEDED;height: 36px;margin-bottom:27px;border: none;padding:7px;" placeholder="email">
    <input type="hidden" name="concurso_ids[]" value="529de72f849ed1c9a3000013">          <input type="hidden" name="mapas[]" value="511cda2ad580670200001b8b">          <input type="hidden" name="segmentos[area_atuacao][]" value="policial">          <input type="hidden" name="segmentos[orgao][]" value="pf">          <input type="hidden" name="segmentos[escolaridade][]" value="superior"> <button type="submit" style="background: #03559C;color: #fff;padding: 18px;border: none;font-size: 17px;border-radius: 4px;padding: 14px 0 14px 0;cursor:pointer">            &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;QUERO RECEBER!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;
    </button>
  </form>


Compartilhar